Vilhena – Nesta quarta-feira (3), a Coordenadoria Regional de Educação de Vilhena (CRE Vilhena) sediou um encontro significativo com gestores escolares dos municípios de Colorado do Oeste e Chupinguaia, que fazem parte de sua jurisdição. O evento foi conduzido pelas gerentes da Gestão Democrática da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Porto Velho, Oneide e Rosineide, trazendo à tona temas essenciais para o desenvolvimento educacional da região.
O encontro teve como principais pontos de discussão a elaboração, desenvolvimento e monitoramento do Plano Político Pedagógico (PPP), além de abordar o Conselho Escolar, o Grêmio Estudantil e o edital para preenchimento das vacâncias de Gestão Escolar, como diretor e vice-diretor. A troca de experiências e o alinhamento de estratégias visaram fortalecer a gestão democrática e participativa nas escolas da região.
Estiveram presentes no evento a coordenadora regional de educação de Vilhena, Anandreia Trovó, e a gerente do setor Pedagógico, professora Bruna Iris. Ambas destacaram a importância da capacitação contínua e do engajamento dos gestores na promoção de uma educação de qualidade.
Nesta quinta-feira, as atividades prosseguem com uma reunião na Escola Genival Nunes, envolvendo orientadores e representantes do Grêmio Estudantil. O foco será a composição das lideranças de turma, formação, eleição e constituição do Grêmio Estudantil, além de discutir a atuação dessas lideranças e o protagonismo juvenil no contexto escolar.
O objetivo principal dessas ações é fortalecer o protagonismo juvenil, incentivando os estudantes a assumirem papel ativo na gestão escolar e na construção de um ambiente educativo mais inclusivo e participativo. A formação de líderes estudantis é vista como um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura democrática e cidadã dentro das escolas.
Segundo a coordenadora Anandreia Trovó, o encontro realizado pela CRE Vilhena reforça o compromisso da Seduc com a melhoria contínua da educação em Rondônia, através da capacitação de gestores e do incentivo à participação ativa de toda a comunidade escolar.