33 C
Porto Velho
18 setembro 2024

Brasil terá nova onda de calor em setembro com temperatura além de 40ºC

Uma nova onda de calor deve se intensificar nos próximos dias e elevar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país. Há previsão de mais de 40ºC em parte do Centro-Oeste.

De acordo com a Climatempo, a partir da primeira semana de setembro, uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer no Brasil, dando início ao fenômeno já na próxima segunda-feira, dia 2.

Ainda segundo o serviço de meteorologia, os atuais modelos meteorológicos sugerem que essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país.

“Não podemos também descartar a possibilidade de alguns recordes de calor. Com essa onda de calor no final do inverno, é possível que algumas regiões registrem as temperaturas mais quentes para esta época nos últimos anos”, acrescenta.

Por causa do fenômeno, a Climatempo diz que a umidade do ar ainda pode atingir valores de emergência – abaixo dos 12% – em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Com o tempo seco e a atmosfera estagnada, a concentração de poluentes também tende a aumentar, o que deve prejudicar significativamente a qualidade do ar nos próximos dias.

A Climatempo explica ondas de calor são comuns nesta época do ano, especialmente em setembro. Isso ocorre porque, durante esse período, o país está na transição do inverno para a primavera, quando a insolação aumenta, e a radiação solar se intensifica.

Esse processo aquece mais o solo e o ar, resultando em temperaturas mais altas. Além disso, as condições secas típicas do final do inverno também contribuem para esse aquecimento.

Apesar disso, nos últimos anos, essas ondas de calor têm se tornado mais intensasantecipadas prolongadas.

G1

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias