25 C
Porto Velho
25 novembro 2024

Em entrevista ao Jornal de Rondônia, superintendente de Educação fala do Enem em Vilhena

Neste domingo, dia 3, estudantes de Rondônia e de todo o Brasil darão início ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com a segunda etapa marcada para o dia 10 de novembro. Em entrevista ao Jornal de Rondônia 1ª Edição na manhã desta sexta-feira (1), a Superintendente Regional de Educação de Vilhena, professora Anandreia Trovó, compartilhou detalhes sobre as ações que o governo estadual implementou para apoiar os estudantes nesta reta final de preparação. Ela foi entrevistada pela jornalista Andréia João.

A professora destacou que, em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e as superintendências regionais, foram oferecidos plataformas educativas, como o “Revisa+” para alunos do 1º e 2º ano e o “Revisa Enem” para o 3º ano. Essas plataformas proporcionam um ambiente interativo em que os estudantes podem trocar experiências, esclarecer dúvidas e motivar-se mutuamente. “A preparação envolve não só o conteúdo, mas também a confiança e o apoio emocional que os alunos necessitam”, explicou Anandreia, enfatizando a importância da abordagem abrangente no aprendizado.

Para o primeiro dia de prova, neste domingo, os participantes enfrentarão um total de 45 questões de linguagens, abrangendo língua portuguesa, literatura, artes, educação física e tecnologias da informação, além de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Serão aplicadas também 45 questões de ciências humanas, que incluem história, geografia, filosofia e sociologia, além da redação, que deverá ser desenvolvida em até 30 linhas. A estrutura das provas busca avaliar não só o conhecimento, mas também a capacidade analítica e crítica dos candidatos, atributos valorizados nos processos seletivos para o ensino superior.

A professora Trovó reforçou a importância do Enem como porta de entrada para diversas oportunidades educacionais no Brasil, e lembrou aos estudantes que a preparação intensa dos últimos meses deve agora se somar ao cuidado com a saúde emocional. “O Enem é mais uma etapa e, com foco e tranquilidade, os nossos estudantes estão prontos para fazer o seu melhor”, concluiu.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias