30 C
Porto Velho
13 março 2026

Cláudia de Jesus incentiva primeira feira afro de Porto Velho

Nesta quarta-feira (6), profissionais do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), do Preticomitê Coletivo de Mulheres Pretas Empoderadas e do Movimento Negro Unificado reuniram-se com a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) na Assembleia Legislativa de Rondônia. O encontro foi para debater e definir detalhes sobre a primeira feira afro centrada de Porto Velho, que acontecerá no dia 30 de novembro no IFRO da Zona Leste, localizado na Avenida Calama.

O evento é um marco para a capital e visa promover a inclusão social e econômica, valorizando a identidade afro-brasileira e fortalecendo a luta pela redução das desigualdades. Durante a reunião, a organização da feira solicitou apoio da deputada Cláudia de Jesus, que incentivou a iniciativa e destacou a importância de ações que fortalecem o protagonismo da população negra.

A programação da feira afro centrada inclui uma capacitação voltada para empreendedores, que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, preparando-os para aproveitar as oportunidades do evento e desenvolver suas habilidades em gestão e marketing. Além da exposição e venda de produtos de empreendedores locais, o evento contará com rodas de conversa, apresentações culturais e outras atividades que celebram a cultura afro-brasileira.

Segundo os organizadores, a feira é uma oportunidade para que a sociedade conheça e valorize a produção cultural e econômica da população negra de Rondônia, ao mesmo tempo que incentiva o fortalecimento de uma rede de apoio e consumo consciente, ampliando as oportunidades para os empreendedores afrodescendentes da região.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Solto por engano, homem é suspeito de estuprar e matar irmã

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso investiga uma...

Trump diz ser “uma honra” matar iranianos

A guerra entre Irã, Estados Unidos e Israel se...

Homem pega 24 anos por tentativa de feminicídio em RO

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio...

Post de deputado esquenta disputa entre Rocha e vice-governador

Uma mensagem divulgada nas redes sociais pelo deputado estadual...

Governador exonera secretários da Saúde e da Educação em RO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, promoveu novas mudanças...

Sexta-feira (13) com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A previsão do tempo para esta sexta-feira (13) indica...

Homem é preso após mutilar cachorro em cidade de RO

Foi preso na manhã desta quinta-feira (12/3), o homem...

Chefe da Funcultural de PVH é exonerado após denúncia de assédio

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, exonerou nesta...