30 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

Escola Shirlei Ceruti promove feira literária com foco em gibis, HQs, mangás e literatura brasileira

No último sábado (30), a Escola Estadual Shirlei Ceruti, em Vilhena, realizou uma feira literária, destacando o universo da leitura sob o tema “Linguagens e Códigos: A Magia que vem da Leitura – Gibis, HQs, Mangás e Literatura”. O evento foi idealizado para incentivar o hábito da leitura entre os estudantes do ensino médio, destacando a riqueza narrativa e artística dos gêneros abordados.

Os alunos mergulharam em obras selecionadas e apresentaram análises detalhadas, que demonstraram a diversidade cultural e literária presente nos gibis, HQs, mangás e na literatura brasileira. Durante o evento, eles expuseram painéis interativos e resumos criativos das obras estudadas, mostrando uma compreensão profunda do impacto dessas histórias na formação intelectual e cultural.

Um dos momentos mais esperados foi o desfile de cosplay, onde os estudantes encarnaram personagens marcantes dos gêneros explorados. A criatividade dos trajes e as performances dos alunos encantaram o público, evidenciando a conexão emocional que eles desenvolveram com as obras.

Além disso, a feira contou com apresentações artísticas, como dramatizações, declamações de poesias e performances musicais, todas inspiradas no tema do evento.

Rosi Mellero, gestora da escola, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos. “A leitura é uma porta para o conhecimento e a imaginação. Projetos como este reforçam o papel das histórias em quadrinhos e da literatura como ferramentas de aprendizado e expressão,” afirmou.

O evento atraiu pais, professores e moradores da comunidade, que elogiaram a iniciativa e a dedicação dos estudantes. A feira literária reafirmou o compromisso da Escola Shirlei Ceruti com uma educação que valoriza a criatividade e a paixão pelo aprendizado.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pedófilo elogiou Bolsonaro em email: “the real deal”

Uma troca de e-mails atribuída a Jeffrey Epstein e...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...

Câmeras registram assalto violento a posto em RO

Um assalto violento foi registrado na madrugada do dia...

Influenciador é preso em flagrante em Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia prendeu o influenciador João...

Domingo nublado e com pancadas de chuva em RO

O domingo (1) será de tempo instável em grande...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...