27 C
Porto Velho
13 janeiro 2025
spot_img

Policiais são presos por esquema de extorsão contra ambulantes

Cinco policiais militares foram presos na manhã desta segunda-feira (16) durante uma operação que visa desarticular um esquema criminoso de extorsão contra ambulantes que atuam na região do Brás, em São Paulo, informa a Folha de S. Paulo. A ação, batizada de Aurora, é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), pela Corregedoria da Polícia Militar e da Polícia Civil, e mira a rede criminosa responsável pelas práticas ilícitas. Além dos cinco policiais, outras quatro pessoas também foram detidas.

A operação cumpriu 15 mandados de prisão preventiva, sendo seis direcionados a PMs ativos e da reserva, além de uma policial civil. Outros 20 mandados de busca e apreensão também foram executados. Durante a ação, oito empresas tiveram sigilos bancários e fiscais quebrados, e as investigações revelaram detalhes do esquema criminoso que operava na região do Brás, explorando trabalhadores vulneráveis.

Segundo o Gaeco, as investigações começaram após receber um ofício da Corregedoria da PM informando que policiais — incluindo cabos, soldados e sargentos — vinham exigindo pagamentos periódicos de ambulantes para permitir que continuassem atuando na região. A Promotoria detalhou que muitos dos trabalhadores eram imigrantes da América do Sul, sem acesso a crédito formal, o que os obrigava a recorrer a agiotas para obter dinheiro. Esses agiotas, por sua vez, utilizavam-se da ação de policiais militares para cobrar de maneira agressiva os débitos em aberto.

“Vários vendedores são imigrantes de países da América do Sul e não possuem acesso a linhas de crédito, se vendo obrigados a procurar agiotas para obter dinheiro e repassar aos criminosos. Esses agiotas usavam dos serviços dos mesmos policiais militares para cobrar, de forma violenta, os inadimplentes, explicou a Promotoria.

 Folha de S. Paulo

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner




Últimas Notícias