26 C
Porto Velho
16 setembro 2026

Professora que xingou Nordeste é condenada: “Vamos separar essa porra”

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) manteve a condenação da professora Monique Maira Maciel Becker (foto em destaque), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por xingar o Nordeste, além de defender a separação da região do restante do Brasil. A pena foi de 2 anos de reclusão e 10 dias de multa, com substituição por duas penas restritivas de direito por prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito.

A mensagem foi escrita durante as eleições de 2014. À época, a então presidente Dilma Rousseff (PT) e o atual deputado federal Aécio Neves (PSDB) disputavam a Presidência da República.

Entre as falas dela, constam “trabalhar mais 4 anos pra sustentar o Nordeste e seu Bolsa família”, “vamos dividir essa porra de país, quero ver sem o nosso dinheiro como essa merda de PT sustenta essa região” e “#temquesefuder”.

Veja a publicação contra o Nordeste:

Para os desembargadores, a mensagem traça o estereótipo de que a população do Norte e do Nordeste é formada por “pobres, iletrados, incultos, que precisam ser sustentados pelos estados do centro-sul” e, por isso, seriam de “segunda classe”:“Nesse sentido tem-se que se encontra caracterizada a materialidade e a autoria delitivas, podendo ser constatado o elemento intencional específico, quando a recorrente se pretende que essa opinião adquira alcance mais amplo possível com o uso hastags que tem a finalidade de potencializar a manifestação ao maior número de internautas a partir de outras palavras associadas. Há nisso, com a devida vênia, a nítida intenção de o comentário não ficar restrito à sua página, mas se propagar pela rede social”, diz o acórdão.

Com a decisão, os desembargadores confirmaram a determinação do primeiro grau. A sentença, que é de outubro, transitou em julgado no mês seguinte, isto é, não cabe mais recurso.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

OAB reforça proteção contra golpes em Rondônia

O golpe utiliza dados reais de processos, imagens de...

premio

      Golpe do falso advogado cresce em Rondônia e reforça...

Médico vira réu após cobrar por cirurgia do SUS em RO

Um médico ortopedista que trabalhava na rede estadual de...

Professor passa mal e morre durante treino em academia

O professor Jeyres Pereira Nobre, de 55 anos, morreu...

Mendonça é alvo de investigação por encontro com Vorcaro

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou...

Siga a sessão do STF que analisa acusações contra Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira (15),...

Mensagens indicam mesada de R$ 500 mil a filho de ministro

O conteúdo do celular de Daniel Vorcaro, entregue a...

Conexões de Mendonça com Vorcaro serão investigadas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...