27 C
Porto Velho
6 maio 2026

Sintero e Seduc discutem Plano de Valorização da categoria

Mídia Rondônia – O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) realizou, nesta segunda-feira, 10, uma reunião com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para tratar do Plano de Valorização da categoria estadual. Durante o encontro, foram debatidos temas como o piso do magistério, concurso público, auxílio-transporte, formação continuada e o termo de cooperação entre estado e municípios.

A presidente do SINTERO, professora Dioneida Castoldi, participou ativamente da reunião, cobrando uma posição da Seduc sobre as pautas de interesse da categoria. Em resposta, a secretária de Educação, Ana Pacini, informou que o estudo sobre a implantação do piso salarial do magistério está em andamento e que a previsão de aplicação é para maio. Já a análise sobre os técnicos e técnicas da educação será informada posteriormente.

Sobre a realização de concurso público, a Seduc anunciou que a publicação do edital está prevista para julho. O certame é uma demanda urgente da categoria e visa suprir a carência de profissionais na rede estadual. A realização do concurso é uma exigência do Ministério Público de Rondônia, considerando que o impacto dos estudos financeiros prevê a atuação dos profissionais a partir de 2026.

Em relação ao auxílio-transporte e alimentação, Ana Pacini assumiu o compromisso de atuar junto às demais secretarias para trazer uma resposta ao SINTERO, conforme informado pela presidente do sindicato.

Ainda durante a reunião, Dioneida Castoldi cobrou a publicação da portaria sobre a prorrogação dos contratos emergenciais para os técnicos da educação. Em resposta, a Seduc informou que a publicação está prevista para esta quarta-feira, 12. Segundo a presidente do SINTERO, a prorrogação dos contratos temporários atende ao tempo necessário para a efetivação do concurso público.

No que diz respeito à formação continuada, a Seduc destacou que o processo está sendo realizado por meio do Programa de Formação Continuada para a Educação Básica, com foco no fortalecimento do ensino.

Já sobre o termo de cooperação entre estado e municípios, Ana Pacini explicou que as prefeituras têm até 2025 para se organizarem, pois, a partir de 2026, os profissionais do estado deverão retornar às suas funções na rede estadual.

Nos dias 13 e 14, o SINTERO reunirá seu sistema diretivo para deliberar sobre os pontos discutidos. Após essa etapa, a entidade convocará uma assembleia com a categoria para definir os encaminhamentos necessários.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Justiça obriga Havan a fornecer cadeiras a funcionários

A Justiça do Trabalho determinou que a Havan forneça...

Ex-engraxate se destaca como pré-candidato ao governo de RO

A pré-candidatura do advogado Luiz Carlos Teodoro ao Governo...

De engraxate a pré-candidato ao governo de RO pelo PSOL

A pré-candidatura do advogado Luiz Carlos Teodoro ao Governo...

Denúncia de suborno envolve campanha política em Rondônia

O jornalista Rubens Coutinho, editor do site Tudo Rondônia,...

Malafaia e Flávio são denunciados por propaganda antecipada

O pastor bolsonarista Silas Malafaia e o senador e...

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta

Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para cidadãos de...

Patroa tortura empregada grávida e diz que “não era pra ter saído viva”

Áudios de Carolina Sthela Ferreira dos Anjos, investigada por...

Pré-candidata denuncia ataques e critica adversários em RO

A pré-candidata ao Senado por Rondônia, Silvia Cristina (PP),...