Nesta segunda-feira (28), uma operação policial em Vilhena terminou com a morte de dois criminosos, um deles identificado como José Elismar Moura, foragido do presídio Cone Sul. José Elismar foi condenado a 67 anos de prisão em 2018, no município de Colorado do Oeste, por envolvimento na chacina que vitimou cinco jovens em Cabixi no ano anterior.
Segundo a Polícia Militar, José Elismar morreu em confronto com as forças de segurança durante a mega-operação que mobiliza mais de 120 agentes em Vilhena e cidades da região. Ele era considerado altamente perigoso e estava foragido, sendo alvo prioritário das autoridades.
O crime brutal em Cabixi ocorreu durante uma festa em uma residência, onde quatro homens armados invadiram o local, mandaram os convidados se deitarem no chão e executaram cinco jovens com tiros na cabeça. Entre os presentes, apenas uma menina de 17 anos e um rapaz de 13 foram poupados. A chacina chocou toda a população do Cone Sul de Rondônia e mobilizou intensas operações de busca pelos responsáveis.
Além de José Elismar, outro homem morto na operação foi identificado como Vanderley Melo da Rosa. Ele chegou a ser levado ao Hospital Regional de Vilhena ainda com vida, conforme mostram vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp, mas não resistiu aos ferimentos. Vanderley, que já tinha passagem pela polícia, foi preso em 2016 após participar de um assalto a uma empresa do ramo do agronegócio em Vilhena.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, a operação resultou na apreensão de:
01 fuzil calibre .30
01 pistola calibre 9mm
02 pistolas calibre .380
02 revólveres calibre .38
01 revólver calibre .22
01 espingarda calibre .36
01 espingarda calibre .22
Além das nove armas de fogo, também foram recolhidas 476 munições de diversos calibres, aproximadamente dois quilos de drogas (entre cocaína e maconha), dois coletes balísticos e R$ 77.069,00 em dinheiro e cheques.
A operação mobilizou mais de 120 agentes, envolvendo equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar de Vilhena, com reforço de unidades especializadas:
Delegacia Regional de Vilhena
Delegacia Regional de Rolim de Moura
Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTAR) – Porto Velho
Pelotões de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) – Cacoal, Rolim de Moura e Jaru
Forças Táticas – Colorado do Oeste, Cerejeiras e Alta Floresta
Foram utilizados cães farejadores e um helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).






