27 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Cirone diz que cursos da Escola do Legislativo superaram expectativas

 

Os cursos foram realizados pela Escola do Legislativo, nos municípios de Cacoal e Vilhena

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse que o resultado dos cursos de Libras e de Filmagem e edição de vídeos, realizados pela Escola do Legislativo, nos municípios de Cacoal e de Vilhena, superou as expectativas dos organizadores e dos participantes. “Diante da grande procura, aumentamos o número de vagas e no final tivemos a alegria de presenciar a satisfação por parte do público”, disse Cirone. Ele voltou a agradecer o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, por ter atendido seu pedido, em relação a oferta dos cursos.

Em Vilhena os cursos foram realizados no período de 5 a 9 de maio, com o apoio da vereadora Amanda Areval. Tanto a turma de Libras, quanto a de Filmagem e edição de vídeos contaram com participantes das mais diversas áreas e idades. O jovem Weliton Tortuliano, formado em medicina, disse que procurou o curso de Libras, com o objetivo de aprender a se comunicar com os surdos, facilitando o atendimento ao paciente, de forma resolutiva. “Vivemos em um ambiente cada vez mais inclusivo e a gente precisa entender a necessidade do outro”, disse Weliton. Ele concluiu o curso satisfeito com o resultado alcançado. “No final saí com uma bagagem bem legal”, afirmou.

O curso de Libras foi ministrado pelo professor Marcus Loureiro, com experiência na Faculdade Católica de Rondônia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, Faculdade Metropolitana e Escola do Legislativo, além de intérprete tradutor na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Ele abordou os temas O indivíduo surdo, Aparelhos auditivos e implante coclear, Oralização, Surdez, Deficiente auditivo, Nome e sinais, caracterizando pessoas e Alfabeto Manual Brasileiro.

O de filmagem e edição de vídeos foi ministrado pelo professor Alexandre Rolim Jorge, jornalista com registro profissional desde 1980, com experiência em assessorias de imprensa, assessoria de marketing, campanhas eleitorais, jornais, revistas e emissoras de televisão, sendo pioneiro em produção independente no Estado. Foi correspondente do Jornal do Brasil em Rondônia. A programação do curso incluiu Enquadramentos e planos, Ângulos e perspectivas, Iluminação natural, artificial e artística, Movimentos de câmera, Acessórios e recursos técnicos para melhor captação da imagem, Direito autoral e direito de imagem, Técnicas de sonorização (áudio original, áudio gravado, locução, efeitos sonoros, trilha sonora), Elaboração de roteiro e edição e Ferramentas de edição.

Texto: Eli Batista |
Jornalista

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sábado com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A expectativa é de chuvas intensas em todos os...

Justiça proíbe bloqueios de invasores de terra na BR-364

A  1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia concedeu tutela...

Trump estuprou menina de 13 anos, dizem arquivos do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou, nesta...

Namorado de delegada ligada ao PCC vai para presídio federal

A Polícia Civil de São Paulo transferiu Jardel Neto...

Deputada alerta para colapso da cadeia do leite em RO

Diante da forte queda na produção de leite e...

Homem é preso em RO por abusar de criança desde os 9 anos

A Polícia Civil de Rondônia cumpriu, nesta sexta-feira (30),...

Polícia de RO recupera carro alugado com fraude perto da Bolívia

As forças de segurança de Rondônia recuperaram um veículo...