34.9 C
Porto Velho
16 junho 2026

Alan Queiroz solicita a aquisição de mudas de café robusta para distribuição aos produtores rurais de Rondônia

Para incentivar a cultura do café no âmbito local e estadual, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou ao governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a aquisição de mudas de café robusta para distribuição aos produtores da agricultura familiar dos 52 municípios de Rondônia.

A aquisição solicitada pelo parlamentar deve ser realizada por meio do Programa Plante Mais, iniciativa do governo de Rondônia que visa fortalecer a agricultura familiar, especialmente a cafeicultura e a cacauicultura.

O café rondoniense é sinônimo de qualidade e ganhador de vários prêmios no âmbito nacional. Rondônia ocupa atualmente a 5° posição no ranking dos maiores produtores do país e o primeiro da Região Norte. Além disso, o estado se destaca como o segundo maior produtor de café robusta no Brasil, liderando a região Norte nesse quesito.

O parlamentar enfatiza a importância da presente solicitação ao governo de Rondônia. “O fortalecimento da cafeicultura é fundamental para impulsionar a economia rural e gerar renda para centenas de famílias em Rondônia. Ao solicitar a distribuição de mudas de café, buscamos incentivar os pequenos produtores, diversificar a produção agrícola e garantir mais oportunidades para o campo. Essa ação, além de beneficiar diretamente os agricultores familiares, contribui para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, destacou.

Segundo o IBGE, Rondônia é responsável por 6,4% da produção nacional de café, ou seja, 3,1 milhões de toneladas. Os dados revelam que sete municípios de Rondônia estão entre os 100 maiores produtores de café do país, sendo eles: São Miguel do Guaporé, com produção de 44 mil toneladas, ficou na 2ª posição no ranking nacional; Alta Floresta d’Oeste (23 mil toneladas) no 20° lugar; Alto Alegre dos Parecis (quase 23 mil toneladas) em 23° lugar; Nova Brasilândia d’Oeste (18 mil toneladas) na 36° posição: Buritis (16 mil toneladas) no 43° lugar: Ministro Andreazza (15 mil toneladas) na posição 45: Cacoal (13 mil toneladas) em 63° lugar.

É importante mencionar que a distribuição das mudas de café fomenta a produção e fortalece a posição do estado de Rondônia como um dos maiores polos produtores de café no Brasil. Com base nisso, requer a promoção de políticas públicas que incentivem o crescimento da produção de café e a sua inserção em mercados cada vez mais exigentes.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Servidor público morre após grave acidente em Vilhena

Mídia Rondônia - O acidente registrado na noite desta segunda-feira...

Lula vence Flávio Bolsonaro de lavada, diz pesquisa

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça (16) aponta crescimento do...

MP pede condenação por propaganda antecipada em RO

O Ministério Público (MP) Eleitoral ajuizou uma representação no...

Jovem morre após cair de moto na BR-364 em RO

Um grave acidente, por volta de 1h30 da madrugada...

Acadêmico de Direito é homenageado pela Fenacom em Vilhena

Mídia Rondônia - O jornalista e acadêmico de Direito...

Homem é preso por importunar passageira em Vilhena

Um homem foi preso pela Polícia Militar na noite...

PSOL critica recursos para shows enquanto saúde sofre em RO

O pré-candidato ao Governo de Rondônia pela Federação PSOL/Rede,...

Terça-feira (16) de calor e chuvas isoladas em RO

Mídia Rondônia  -A terça-feira (16) será de tempo quente...