28 C
Porto Velho
4 novembro 2026

Dia Estadual do Piscicultor é proposto por deputado Cássio Gois como reconhecimento à importância do setor aquícola em Rondônia

Iniciativa valoriza profissionais da piscicultura e fortalece a cadeia produtiva do pescado com foco em educação, inovação e sustentabilidade

Com o objetivo de valorizar os profissionais que impulsionam um dos setores mais promissores da economia rondoniense, o deputado Cássio Gois (PSD) apresentou o projeto de lei que institui o “Dia Estadual do Piscicultor”, a ser comemorado anualmente em 22 de outubro. A proposta foi destacada durante a Rondônia Rural Show Internacional, como parte das ações do parlamentar em apoio ao setor primário.

Rondônia lidera a produção nacional de peixe nativo em cativeiro, com destaque para espécies como o tambaqui, a tilápia e o pirarucu. A piscicultura no estado movimenta a economia, gera milhares de empregos e promove o desenvolvimento de comunidades rurais, especialmente aquelas ligadas à agricultura familiar.

Segundo Gois, “a data é mais que uma homenagem; é uma plataforma de visibilidade e diálogo com políticas públicas. Queremos que esse dia seja marcado por eventos técnicos, feiras, encontros, capacitações e campanhas de valorização do pescado local”.

A proposta também prevê ações integradas com universidades, cooperativas e órgãos públicos para fortalecer a profissionalização e a sustentabilidade da cadeia produtiva do peixe.

A escolha do dia 22 de outubro coincide com o período de atividades anuais da Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), permitindo sinergia com ações já consolidadas, como o tradicional Dia de Campo da Piscicultura. A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com o reconhecimento dos trabalhadores que alimentam e desenvolvem Rondônia.

Texto: Marcelo Negrão/Assessoria Parlamentar
Fotos: Assessoria Parlamentar

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Seca em RO: famílias recebem galões de água

Cerca de 2 mil famílias de 25 comunidades dos...

Assassino da ex tem pena de 45 anos mantida em RO

A pena de 45 anos de prisão imposta a...

Antilula: Nordeste cancela shows de Jorge & Mateus

As prefeituras de Fortaleza e do Recife cancelaram, na...

“Escolta 24 horas”: ameaças de morte cercam Ana Elisa

A deputada federal eleita Ana Elisa Santos Silva (PT-MG),...

Trump cai e Bolsonaros perdem proteção nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu a...

Quarta-feira de chuva e alerta de tempestade em RO

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),...

Nova carteira já pode ser solicitada pelo celular

Os brasileiros já podem iniciar pelo celular a solicitação...

Aproado o Sistema Único de Segurança Pública

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a Proposta...