A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) manifestou, nesta terça-feira (13), seu apoio à greve dos trabalhadores da educação em Rondônia, classificando o movimento como legítimo e justo. A parlamentar se reuniu com representantes da categoria na Assembleia Legislativa para ouvir as reivindicações e receber a pauta oficial de demandas.
Entre os principais pontos apresentados pelos profissionais estão a realização urgente de concurso público para suprir o déficit no quadro de servidores, reajuste no vale-alimentação e no vale-transporte, além da implementação de progressões justas para as titularidades.
Durante o encontro, Cláudia destacou que o direito à greve é um instrumento democrático de luta, historicamente responsável por importantes conquistas da classe trabalhadora. Para ela, a paralisação demonstra a urgência de avanços nas condições de trabalho e na valorização dos profissionais da educação.
“Reconheço a importância e a legitimidade dessa mobilização. A educação é a base para o desenvolvimento do nosso estado e não podemos admitir que professores e demais servidores da área continuem sendo desvalorizados. Estarei buscando junto ao governo soluções para atender às reivindicações, de forma que possamos garantir o retorno de 100% das aulas na rede pública estadual”, afirmou.
Liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), a greve segue mobilizando escolas em diversas cidades, com adesão de professores e servidores administrativos. Enquanto isso, estudantes aguardam o desfecho das negociações para o retorno integral das atividades.








