O último mês do ano deve ser marcado por um clima atípico em várias regiões do Brasil. De acordo com a Climatempo, dezembro terá temperaturas abaixo da média e volumes de chuva acima do esperado em boa parte do país — incluindo Rondônia. A combinação entre uma frente fria e um corredor de umidade deixará o tempo bastante instável já na primeira semana do mês.
O sistema começa a se formar nesta terça-feira (2) na costa do Sudeste, avançando pelo interior e provocando fortes pancadas de chuva na própria região Sudeste e também no Centro-Oeste. A interação da frente fria com o transporte de calor e umidade vindo da Amazônia deve ampliar a formação de nuvens carregadas, aumentando os riscos de temporais, ventanias e elevados acumulados de chuva no centro-sul do Brasil.
Em Rondônia, a expectativa é de dias mais úmidos, com precipitações frequentes e temperaturas ligeiramente mais baixas do que o normal para esta época do ano. A condição é semelhante em outros estados do Norte, onde a temperatura média deve ficar abaixo da média climatológica, sobretudo no Tocantins, Pará, centro-oeste e sul do Amapá, extremo norte de Roraima e em algumas áreas rondonienses. Com informações do G1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/I/vbEuEIR8ABUy0msducmg/251201-chuvas-dezembro.jpg)
A tendência para dezembro é de um mês com maior instabilidade atmosférica, contrastando com períodos recentes de forte calor. Meteorologistas alertam para a possibilidade de alagamentos, enxurradas e demais transtornos associados às chuvas intensas, especialmente em áreas urbanas e vulneráveis. A recomendação é que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e às condições do tempo ao longo das próximas semanas.





