23 C
Porto Velho
24 maio 2026

“Fui tomado pelo ódio”, diz assassino de professora

Preso em flagrante após ser contido por testemunhas e seguranças, João Cândido da Costa Junior, de 24 anos, confessou ter assassinado a professora Juliana Mattos de Lima Santiago, na noite desta sexta-feira (6), dentro da Faculdade Fimca, em Porto Velho (RO). À polícia, ele afirmou que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima e que foi “tomado pelo ódio” no momento do crime.

Equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas após a informação de que uma professora havia sido ferida com golpes de faca no interior da instituição de ensino. Ao chegarem ao local, os policiais foram informados pela equipe de segurança que a vítima já havia sido levada por acadêmicos, em um veículo particular, ao Hospital João Paulo II. O agressor, por sua vez, permanecia detido em uma sala próxima, após ser imobilizado.

Na sala onde ocorreu o ataque, os policiais localizaram a faca utilizada no crime, além de pertences pessoais do criminoso e da vítima, que foram apreendidos para investigação.

Criminoso foi contido por acadêmico policial e delegado

Após atacar a professora, João Cândido tentou fugir pelo interior do prédio, mas foi perseguido e contido por alunos na parte inferior da faculdade. Um dos responsáveis pela imobilização é acadêmico da instituição e policial militar, que ouviu os gritos, presenciou a professora ferida e iniciou a perseguição ao agressor, após orientar outros estudantes a prestarem socorro à vítima.

Também participou da contenção um professor da Fimca, que é delegado da Polícia Civil. Ele relatou que desceu de sala após ouvir a confusão e encontrou o agressor já imobilizado, sendo informado naquele momento de que uma professora havia sido esfaqueada.

Confirmação da morte

O criminoso apresentava ferimentos nos braços e nas pernas e foi encaminhado inicialmente para atendimento médico. Em seguida, foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.

No Hospital João Paulo II, a equipe médica confirmou a morte de Juliana Mattos de Lima Santiago. A professora deu entrada na unidade já sem sinais vitais, com perfurações no tórax e uma lesão profunda no braço, provocadas pelos golpes de faca.

Relatos de quem presenciou o crime

Um acadêmico que estava em uma sala próxima relatou que ouviu um barulho estranho e, ao se aproximar, encontrou a professora caída no chão, tentando conter o sangramento no braço, em estado gravíssimo.

Confissão do autor

Durante atendimento médico, João Cândido afirmou aos policiais que manteve um relacionamento amoroso com a professora por cerca de três meses. Segundo ele, no último mês teria percebido um distanciamento por parte da vítima.

Ainda conforme o relato, há pouco tempo a própria professora teria lhe dado um doce acompanhado de uma faca, a mesma usada no ataque. Ele disse que guardou o objeto e aguardou o momento em que ficou sozinho com a vítima em uma sala de aula para conversar sobre o relacionamento.

Após uma discussão, o agressor afirmou que foi dominado pela raiva e desferiu diversos golpes de faca contra a professora, não sabendo informar a quantidade exata. Em seguida, tentou fugir, mas foi contido por alunos.

Objetos apreendidos

No Departamento de Flagrantes, o criminoso reconheceu como seus uma mochila azul e um relógio encontrados no local. Dentro da mochila havia objetos pessoais, materiais de estudo, roupas, uma lata de cerveja vazia, entre outros itens. Todo o material, juntamente com a faca utilizada no crime e os pertences da vítima, foi apreendido e anexado ao inquérito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que irá apurar todos os detalhes do crime e a responsabilidade penal do acusado. (Rondoniagora)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sindicato vê ataques com interesses políticos e sindicais

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de...

Datafolha mostra alta rejeição à candidatura de Flávio

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (22), mostra que...

Fisiculturista e influenciador morre aos 22 anos

Gabriel Ganley, fisiculturista e influenciador digital, morreu aos 22...

Confronto com a PM termina com morte em Chupinguaia

Um suspeito identificado inicialmente apenas pelo apelido de “Robinho”...

Polícia apreende grande quantidade de drogas em RO

Uma ação integrada da Polícia Militar de Rondônia resultou...

Emenda Pix de deputado vai parar em empresa ligada a ele

Uma emenda Pix indicada por Osmar Serraglio (PP-PR), ex-deputado...

Ator de “Supernatural” é encontrado morto

O ator Stewart McLean, conhecido por participações em séries...