27 C
Porto Velho
5 outubro 2026

Com chicote na mão, deputada comemora votação histórica

A deputada federal reeleita Julia Zanatta publicou um vídeo no Instagram neste domingo. A gravação foi feita em uma rua de Santa Catarina e mostra a parlamentar comemorando 560.223 votos: “Obrigada. Obrigada meu deus, obrigada Santa Catarina”.

A parlamentar aparece ajoelhada no asfalto enquanto segura um chicote. O registro gerou repercussão imediata nas redes sociais após a divulgação do conteúdo pela congressista do Partido Liberal.

“Em Santa Catarina, usamos a expressão ‘foi de relho’ para falar de uma vitória expressiva. Foi uma brincadeira com essa expressão: apareci com o relho [chicote] na mão para comemorar o grande número de votos que recebemos. É uma referência à nossa linguagem regional e à força do resultado nas urnas”, disse Zanatta.

 

 

A congressista explicou que o objeto faz alusão a um termo popular da cultura catarinense. Segundo a parlamentar a expressão regional simboliza vitórias expressivas e o volume expressivo de sufrágios conquistados nas urnas.

O desempenho expressivo consolida a força política da deputada bolsonarista de pautas conservadoras no estado sulista. A trajetória da figura pública no cenário federal começou nas eleições gerais de 2022.

A disputa anterior marcou a estreia da deputada na política nacional pela mesma legenda partidária. Naquela ocasião o desempenho nas urnas registrou pouco mais de 111.000 votos válidos pelo eleitorado catarinense.

O crescimento vertiginoso transformou a parlamentar em uma das principais lideranças do bolsonarismo na Câmara dos Deputados. O partido garantiu forte representatividade regional através do resultado histórico alcançado no pleito deste ano inclusive no Senado Federal.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Faltou tinta: “Caneta Azul” é reprovado nas urnas

O cantor e compositor Manoel Gomes, conhecido pela música...

Semana começa quente em Rondônia

Rondônia terá uma segunda-feira (5) marcada por calor e...

“Chips da beleza”: entidades pedem proibição à Anvisa

(Folhapress) – Doze entidades médicas lançaram uma carta conjunta...

Antifeminista vira fenômeno eleitoral com 1,9 milhão

Eduarda Campopiano (PL) foi eleita deputada estadual em São...

Duas mulheres serão as únicas vozes da esquerda na ALE-RO

O resultado das eleições de 2026 ampliou a presença...

Eleição decreta fim da era Donadon na Assembleia

A eleição deste domingo (4) encerrou um ciclo de...

Mulheres de esquerda elegem duas deputadas em RO

A esquerda rondoniense garantiu duas cadeiras na Assembleia Legislativa...

Lula e Flávio vão para o 2° turno

Em sua sétima disputa presidencial, em busca de um...