28 C
Porto Velho
26 outubro 2026

PL abandona Flávio e reconhece vitória de Lula

 O Partido Liberal (PL), legenda do senador Flávio Bolsonaro (RJ), reconheceu nesta segunda-feira (26) a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais de 2026. A posição oficial da sigla contrasta com a reação do candidato derrotado, que se recusou a aceitar o resultado das urnas e anunciou medidas judiciais para tentar anular a votação e cassar a chapa vencedora.

O reconhecimento foi formalizado em nota assinada pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Embora tenha declarado respeito ao resultado proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a direção partidária afirmou que pretende acompanhar questionamentos relacionados ao processo eleitoral e cobrar esclarecimentos.

“Reconhecemos o resultado presidencial, proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas entendemos que os questionamentos levantados precisam ser devidamente esclarecidos dentro de um debate político equilibrado e democrático. Seguiremos acompanhando os fatos e buscando respostas com responsabilidade, transparência e respeito às instituições”, afirma o comunicado.

Embora tenha reconhecido a vitória de Lula, Valdemar Costa Neto fez críticas à atuação do governo federal durante o período eleitoral.

Na avaliação do dirigente, o aumento dos gastos federais com benefícios sociais às vésperas da eleição teria afetado as condições da disputa. Valdemar classificou essas medidas como “fortemente eleitoreiras”.

Ele também sustentou que a ampliação das despesas públicas suscita questionamentos sobre a igualdade de condições entre os candidatos e pode produzir consequências econômicas para o país.

A manifestação ocorre um dia depois da confirmação da reeleição de Lula para seu quarto mandato presidencial. O petista conquistou 51,79% dos votos válidos, enquanto Flávio Bolsonaro recebeu 48,21%, encerrando uma disputa marcada pela proximidade entre os dois candidatos.

Partido adota posição diferente da defendida por Flávio

A nota divulgada por Valdemar Costa Neto estabelece uma distinção entre a postura institucional do PL e as declarações públicas de seu candidato à Presidência.

Enquanto a direção da legenda reconhece a proclamação do resultado pelo TSE, Flávio Bolsonaro sustenta que a eleição não pode ser considerada legítima nas circunstâncias em que ocorreu.

Após a divulgação do resultado, na noite de domingo (25), o senador anunciou que recorreria à Justiça Eleitoral para tentar invalidar a votação.

“É inexplicável ter acontecido o que aconteceu. Inclusive, nas palavras de algum ministro aí que a própria imprensa publicou, as eleições deveriam ter sido anuladas nas condições que as coisas aconteceram nesse momento. E o que eu tenho que falar aqui agora é que é impossível, é impossível reconhecer o resultado das eleições no contexto como essas coisas aconteceram. Nós vamos usar o nosso jurídico, vamos pedir a anulação dessas eleições”, declarou o candidato derrotado.

Apesar da divergência, a direção do PL não anunciou rompimento com Flávio Bolsonaro nem descartou acompanhar eventuais iniciativas judiciais relacionadas à disputa. O comunicado concentra-se no reconhecimento formal do resultado e na defesa de esclarecimentos pelos meios institucionais

Em outro trecho, a legenda reafirma que continuará atuando politicamente após a derrota presidencial.

“O PL continuará firme, atuando com independência e responsabilidade na defesa da democracia, da liberdade e dos valores que representamos. Nosso compromisso é com o Brasil e com os milhões de brasileiros que confiam em nosso trabalho”, diz a nota.

Flávio Bolsonaro anuncia pedido de cassação da chapa de Lula

Além de defender a anulação da eleição, Flávio Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (26) que pretende solicitar à Justiça Eleitoral a cassação da chapa encabeçada por Lula.

Em vídeo divulgado após a derrota, o senador acusou o presidente reeleito de abuso de poder político e econômico durante a campanha. Também alegou que adversários teriam promovido a disseminação de informações falsas para influenciar os eleitores.

“O que ele fez foi um abuso do poder político e econômico sem precedente, um total desequilíbrio na disputa eleitoral. Isso tudo sem falar no complexo industrial de fake news que eles criaram com a difusão ilegal e em massa de mentiras para aterrorizar a população brasileira. Então eu vou pedir sim a cassação da chapa do Lula por todos os abusos que ele cometeu. A lei tem que valer para todo mundo”, afirmou.

O resultado permanece reconhecido pela Justiça Eleitoral, e eventuais medidas judiciais anunciadas pelo candidato derrotado dependerão de apresentação formal, análise das provas e decisões das instâncias competentes.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Após apreensão de passaporte, Flávio pode ser preso

O receio de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)...

Corpo de menino que se afogou no rio Candeias é encontrado

Foi encontrado nesta manhã o corpo de Lucas Diego...

Flávio é intimado pela PF a entregar passaportes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta...

Taróloga de Vilhena viraliza após prever derrota de Flávio

Mídia Rondônia - Uma previsão feita por uma taróloga...

Apoiadores de Lula sofrem ataque a tiros em RO

Um carro ocupado por pessoas que comemoravam a reeleição...

TSE desmente Flávio sobre retiradas de fiscais de sala-cofre

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou no domingo (25)...

Flávio Bolsonaro pode fugir para os EUA

Aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cogitam que ele...

Risco de fuga: deputada pede retenção de passaportes de Flávio

 A deputada federal Erika Hilton (PSol) apresentou, nesta segunda-feira...