13/11/2018 às 07h39min - Atualizada em 13/11/2018 às 07h39min

Gabarito do Enem deve sair dia 14

O gabarito oficial da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), realizada no último dia 11, deverá ser divulgado nesta quarta-feira, 14, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os Cadernos de Questões também serão publicados nesse dia.

A divulgação do resultado individual está prevista para o dia 18 de janeiro de 2018. Após o resultado, o candidato poderá usar sua nota para concorrer á tão desejada vaga no ensino superior ou se beneficiar de programas governamentais de financiamento e apoio estudantil, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

O cálculo das provas feito pelo Ministério da Educação, a partir das questões de múltipla escolha das avaliações objetivas, é feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que possui três parâmetros: grau de dificuldade, possibilidade de acerto ao acaso (chute) e o poder de discriminação, ou seja, de distinguir quem tem ou não a proficiência requisitada para a questão. As provas possuem níveis de dificuldade classificados como fáceis, médios e difíceis. 

Em março de 2019 serão divulgados os espelhos de Redação e os resultado dos "treineiros", mas as datas ainda não foram confirmadas. Estão nessa categoria os estudantes que fazem o exame para autoavaliação, menores de 18 anos e que concluirão o Ensino Médio após o ano letivo da edição realizada. 

Os estudantes que obtiveram isenção da taxa de inscrições e não compareceram à prova deverão ficar atentos para a publicação do edital do Enem 2019, que também não tem data definida. Nele constará a data e os documentos necessários para justificativa da ausência. Segundo o INEP, o objetivo é diminuir o prejuízo causado aos cofres públicos para elaboração das provas, neste caso não utilizadas pelos candidatos faltosos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »