09/09/2019 às 16h31min - Atualizada em 09/09/2019 às 16h31min

Em Vilhena, prefeitos, vereadores e empresários do Cone Sul participam de evento voltado às lideranças

Midiarondonia.com.br
Durante dois dias (09) e (10), em Vilhena, prefeitos do Cone Sul, como José Ribamar, de Colorado do Oeste, e Lisete Marth, de Cerejeiras, bem como, vereadores e empresários participam do evento Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder), projeto desenvolvido pelo Sebrae.  
 
Realizado na sede do Sicoob, o objetivo é criar um fórum permanente de lideranças, entidades públicas e privadas da região, mobilizadas para a análise, a identificação de oportunidades de desenvolvimento e a implantação de iniciativas desenvolvimentistas, buscando sinergia com as competências internas – ou mesmo externas – ao território visado.
 
O processo se inicia com a construção da coesão e da identidade do grupo de lideranças, responsáveis por trabalhar o fenômeno da mudança ao reconhecer um diagnóstico local e oportunidades de transformação econômica e social, segundo explica o facilitador do evento, Oreste Duarte.

Participam desta etapa,  os vereadores de Cerejeiras: Saulo Siqueira e Gabriel Cândido, presidente da Casa de Leis. Representando Colorado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gercino Garcia. Nilton Gomes, assessor do governo no Cone Sul, acompanha os debates.   

O que é um Líder
 
O Líder alinha-se aos conceitos modernos de cidadania política ao focar numa maior inteiração dos setores privado e público na construção de soluções socioeconômicas virtuosas através de um processo de relacionamento político qualificado, fazendo com que a ação do Estado tenha um papel indutor, com menos politicagem e mais controle.
Além do desenvolvimento econômico, a abordagem também qualificará as entidades participativas inclusivistas no seu papel de diagnosticar, propor, articular, empreender e, em especial, exercer um controle social sobre a condução do processo e seus resultados.
Tudo isto está ancorado em agendas convergentes que atendam aos interesses maiores do território e empoderadas para se sobreporem aos interesses das entidades extrativistas e corporativistas. "O Líder é um exemplo que precisamos valorizar, pois já demonstra resultados onde está sendo aplicado e representa uma contraposição aos processos de governança anacrônicos, típicos da realidade sociopolítica brasileira", explicam os facilitadores.

Fotos:Carlos Mourão.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »