30.8 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 967

Professores entram em greve pelo cumprimento do piso nacional

O novo piso nacional dos professores reajustado em janeiro passado pelo Ministério da Educação (MEC) segue mobilizando a categoria em vários estados.

Em Recife, os alunos da rede municipal de Educação acordaram nesta quinta-feira (30) sem aulas. Mais de 9 mil educadores decidiram paralisar as atividades de maneira imediata.

Na última rodada de negociações entre o sindicato e a prefeitura, foi proposto aos professores o pagamento de 7,5%, com aplicação para toda a carreira, a partir do mês de março; e outros 7,45% em forma de abono, a partir de julho, o que não foi aceito pela categoria, que defende o reajuste integral de 14,95%.

No Maranhão, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e municipais decidiu suspender a greve iniciada em 27 de fevereiro. Isso após o Tribunal de Justiça maranhense decretar, por unanimidade, a ilegalidade do movimento, que reivindicava um reajuste salarial de 14,95%, percentual dado pelo MEC na portaria de janeiro passado.

A categoria aceitou a proposta da Secretaria Estadual de Educação de 11%, dividido em duas parcelas, além do cumprimento das progressões e titulações para os educadores, que ficou acordado em reunião junto ao Ministério Público do Maranhão, o Sindicato e a Secretaria.

No Rio Grande do Norte, também motivados pelo cumprimento do reajuste integral do piso nacional para ativos e aposentados, além de outras coisas, os professores da Rede Pública do Estado continuam sem data para encerrar a paralisação.

Na última terça-feira, o governo do estado apresentou a seguinte proposta: todos os educadores que estão abaixo do piso terem reajuste 14,95% de maneira imediata, com efeito retroativo a janeiro deste ano. Para os demais professores, a proposta é a implantação de 7,21% de reajuste em maio, 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro, chegando ao percentual de aumento sugerido pelo MEC.

Em outros estados do país, como Rio de Janeiro, Sergipe e Paraná, os movimentos sindicais da categoria vêm realizando manifestações pontuais ou decretando estado de greve, para que o pagamento do piso nacional seja cumprido.

Ameron lança edital e abre inscrições para o Prêmio de Jornalismo 2023, em Rondônia

A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) abre, nesta quinta-feira (30), as inscrições para o Prêmio Ameron de Jornalismo 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de maio, por meio do e-mail [email protected]. Ao todo, o concurso concede um total de R$ 12 mil em premiação para duas categorias – webjornalismo e telejornalismo. As regras do concurso podem ser conferidas no edital.

“O objetivo do concurso é selecionar e escolher trabalhos jornalísticos que divulguem ações de magistrados no âmbito da Justiça Rondoniense, além de destacar o trabalho desenvolvido em prol da justiça social, promoção dos direitos humanos e melhoria da prestação jurisdicional. A Ameron, em sua missão, ao longo de quase 40 anos, de prestar auxílio e defesa das prerrogativas da magistratura e seu compromisso com a construção da cidadania, também poderá ser tema das matérias”, destaca a presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho.

A premiação será distribuída em duas categorias: telejornalismo e webjornalismo. Serão R$ 3 mil para o 1° colocado de cada categoria, R$ 2 mil para os 2° colocados e R$ 1 mil para os 3°.

Os trabalhos serão julgados por três jurados convidados, dentre profissionais representativos das profissões envolvidas, com efetiva experiência adquirida pela atuação em veículos de comunicação, assessoria de comunicação de instituições e profissionais ligados ao jornalismo, marketing, publicidade e também membros e servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Podem participar do concurso profissionais com atuação em veículos de comunicação do estado. As matérias produzidas antes do período de inscrição podem ser inscritas, desde que se encaixem nos termos do edital e tenham sido produzidas a partir de 1º de janeiro de 2023. O prazo de inscrição encerra-se em 30 de maio de 2023. Cada profissional poderá inscrever, no máximo, três trabalhos, que concorrerão nas categorias para as quais foram inscritos.

O anúncio dos vencedores do Prêmio Ameron de Jornalismo 2023 será divulgado no dia 13 de junho de 2023, e a premiação deve acontecer no mesmo mês, dia 16.

Confira aqui o edital.

Publicitário é preso por estupro de duas crianças em Rondônia

Policiais da Delegacia Especializada na Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), prenderam um professor, de 45 anos, que também é publicitário por estupro de vulnerável e facilitação ao acesso de material pornográfico, praticado contra duas crianças. Os crimes aconteciam na casa do acusado, em Porto Velho.

Segundo a Polícia, a denúncia feita recentemente, informava que o professor aproveitava o horário de ensino para exibir vídeos de conteúdos pornográficos e, posteriormente, abusava sexualmente de duas crianças. Os estupros ocorreram na residência do homem, onde ele dava aulas particulares.

A delegada Cheila Mara solicitou exame de conjunção carnal que resultou positivo ao crime de estupro de vulnerável contra as duas crianças, especificando que os abusos começaram há pelo menos dois anos, quando elas tinham 8 anos de idade.

Com o avanço das investigações, a delegada Cheila Mara, representou pela prisão preventiva contra o professor.

Professor é preso por estupro de duas alunas na capital

Nesta quarta-feira (29), os agentes conseguiram localizar e prender o denunciado, que ficou em silencio durante interrogatório na delegacia. Ele foi encaminhado ao Sistema Prisional onde permanecerá à disposição da Justiça.

Segundo as investigações iniciais outras crianças que eram alunas do professor podem ter sido vítimas dele. Por esse motivo, a Polícia Civil pede ajuda à população para que colabore denunciando.

Rondoniagora

Rondonienses ganham a Quina da Mega-Sena

Três rondonienses que fizeram apostas na Mega-Sena acertaram a quina do concurso 2578. O sorteio aconteceu na noite de quarta-feira (29) e o valor total do prêmio foi de R$ 60 mil.

Segundo a Caixa, os prêmios saíram para Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.

Diretora de escola pública é denunciada por assédio moral e abuso de poder em Rondônia

Servidores de uma escola infantil de Porto Velho procuraram a polícia para registrar um boletim de ocorrência contra a direção da unidade. Os profissionais da educação acusam a diretora de assédio moral e abuso de poder.

A professora Dioneida Castoldi diz que já existem relatórios de trabalhadores ‘pedindo socorro’ sobre a situação. Segundo ela, vários funcionários da unidade teriam sido expostos ao público de maneira ‘ridicularizada’, além de ter a liberdade cerceada.

“O nosso entendimento é que houve assédio moral sim. Foi instaurado um PAT, então vai haver toda uma contextualização do que aconteceu, com base, acredito, numa investigação. Então a gente espera, acho que devemos fazer um julgamento a partir do momento que for esclarecido. Tem que ser investigado”, afirma.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), Lionilda Simão, se manifestou sobre o boletim de ocorrência feito pelos servidores da escola.

“Há relatos que são absurdos. São coisas que qualquer profissional não deveria viver, principalmente alguém da área de educação, no seu local de trabalho. Atuamos junto com os trabalhadores, foi feito boletim na Polícia Militar e na sequência fizemos um relato à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pedimos que instaurasse ma comissão para apurar os fatos, além da solicitação para afastar a diretora”, conta.

Ainda de acordo com Lionilda, um dos casos de assédio moral contra os servidores aconteceu durante uma reunião de pais na escola, que recebe alunos a partir de 3 anos de idade.

O caso está sendo acompanhado pela Semed. Em nota, a secretaria diz que estar investigando a denúncia e que a diretora foi afastada.

Rede Amazônica

Lei que permite acompanhante para mulher submetida a exame com sedação é sancionada em RO

A lei que permite que mulheres submetidas a exames com sedação em unidades de saúde privadas tenham acompanhantes foi sancionada com vetos pelo governador Marcos Rocha (União) e publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (30).

A lei nº 5.537, de 29 de março de 2023, foi alvo de crítica do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que alegou que não são todas as pessoas que têm condições psicológicas de presenciar procedimentos médicos, e disse ainda que existem maneiras de prevenir problemas de assédio e abuso durante procedimentos.

PF descobre esquema de ‘olheiros’ que avisam madeireiros sobre fiscalizações ambientais em RO

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta desta quinta-feira (30) Operação Carontes para desarticular um grupo criminoso especializado no “monitoramento de órgãos de fiscalização”, como a PF, Ibama e secretarias de meio ambiente.

Segundo as investigações, o grupo tem um esquema para facilitar a exploração e transporte de madeira extraída ilegalmente de terras públicas da União, em maioria das Reservas Roosevelt e Aripuanã em Espigão D’Oeste (RO) e Cacoal (RO) – as duas áreas são habitadas por povos indígenas.

Nesta manhã são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Espigão e Cacoal. Entre os investigados está um agente da segurança pública do estado de Rondônia, segundo a PF.

PF descobre esquema de 'olheiros' que avisam madeireiros sobre fiscalizações ambientais em RO — Foto: PF/Reprodução

As investigações começaram quando uma pessoa foi presa ao ser flagrada com um radioamador usado para comunicação clandestina.

“Olheiros” e “batedores” eram responsáveis por comunicar madeireiros, caminhoneiros e outros exploradores de madeiras sobre a presença de policiais ou agentes ambientais trabalhando dentro das terras da União. Quem recebia as informações sobre as fiscalizações ambientais pagava valores pré-definidos pelo serviço.

PF descobre esquema de 'olheiros' que avisam madeireiros sobre fiscalizações ambientais em RO — Foto: PF/Reprodução

Proposta por Ezequiel Neiva, Audiência Pública debaterá atendimento a paciente portadores de fissura labiopalatino

A importância do atendimento multidisciplinar e cirúrgico do paciente portador de fissura labiopalatina será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, em Porto Velho, nesta sexta-feira (31). A sessão ocorrerá no Plenário Deputada Lúcia Tereza, no andar ‘zero’, a partir das 9 horas. A audiência pública foi proposta pelo deputado Ezequiel Neiva (União Brasil), em atendimento à Associação dos Fissurados de Rondônia (Asfir).

Além da presença do deputado proponente da sessão e da Asfir, o debate acerca dos pacientes fissurados contará com o secretário de saúde, com integrantes do Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), com membro da ONG Operação Sorriso do Brasil, com médicos e enfermeiros especialistas no tratamento de fissurados, e mães de pacientes.

O deputado Ezequiel Neiva afirma que a Asfir, em conjunto com o Nufis terão a oportunidade de mostrar a importância do atendimento aos pacientes portadores da fissura labiopalatina no primeiro ano de vida, e do quanto os pacientes necessitam do tratamento multidisciplinar até os 19 anos.

A enfermeira Maria José Michelette, presidente da Asfir e membro da ONG Sorriso Brasil, disse que a audiência pública será importante para mostrar o trabalho que as entidades vêm desenvolvendo em Rondônia. “Vamos buscar mais apoio dos nossos governantes, dos deputados e dos municípios”, atentou a presidente.

Cirurgias em Rondônia

Maria José explica que o tratamento oferecido hoje aos pacientes de fissura labiopalatina é uma vitória, mas não é suficiente. Disse que até 2015 os pacientes precisavam fazer tratamento na cidade de Bauru/SP. A enfermeira relata que em 2018 foi criado o Núcleo de Fissurados (Nufiz), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado.

No ano seguinte foi fundada a Asfir, servindo como apoio para a arrecadação de doações e investimentos para os tratamentos. “O Nufiz faz o atendimento e acompanhamento, desde o nascimento, de crianças que apresentam a fissura labiopalatina, até a fase adulta oferecendo tratamento multidisciplinar, com atendimento de odontopediatria, fonoterapia, cirurgia plástica, enfermagem, nutrição, técnica enfermagem e pediatria”, acrescentou a enfermeira ao atentar que as cirurgias podem ser feitas a partir dos quatro meses de idade.

400 pacientes cadastrados

De acordo com a presidente da Asfir, apesar de todos os esforços para a realização de operações, em Rondônia há 400 pacientes cadastrados para cirurgia. Maria José detalha que o estado realiza em média 40 cirurgias por ano.

Operação Sorriso Brasil

Integrante da ONG Operação Sorriso do Brasil, Maria José destaca que Rondônia recebe apoio da entidade nacional. Disse que a ONG vem a Rondônia uma vez por ano e realiza cerca de 60 cirurgias em mutirão num espaço cedido pelo Hospital Santa Marcelina. “O núcleo de fissurados é muito importante nesse processo, vez que prepara os pacientes para as cirurgias. Antes do acompanhamento do Nufiz, diversos pacientes ficavam sabendo que não poderiam fazer o procedimento no dia da operação, por causa de uma anemia, por exemplo, ou qualquer outro problema”, frisou.

Processos não darão tempo a Bolsonaro nem para se coçar

De volta ao Brasil após mais de três meses nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro encontrará uma série de pendências na Justiça à sua espera. Entre elas inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e as investigações que caminham no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, precisará explicar à Polícia Federal o motivo de ter ficado com joias que recebeu de presente da Arábia Saudita quando ainda estava no cargo.

Como revelou a colunista Bela Megale, a Polícia Federal marcou para a próxima quarta-feira, dia 5, o depoimento de Jair Bolsonaro no inquérito que investiga o caso. A PF instaurou a investigação após o jornal “Estado de S. Paulo” revelar que um conjunto com colar e outros itens de diamantes avaliado em R$ 16,5 milhões foi trazido, de maneira ilegal, pela comitiva do ex-ministro Bento Albuquerque e acabou apreendido pela Receita Federal ao retornar da Arábia Saudita. Um segundo pacote com relógio e abotoadoras foi devolvido após ordem do Tribunal de Contas da União (TCU), mas ainda há um terceiro kit que também ficou com o ex-presidente.

No Supremo, Bolsonaro é investigado em seis inquéritos diferentes. Dois deles apuram a existência de milícias digitais antidemocráticas e outro apura a disseminação de notícias falsas durante a pandemia.

Bolsonaro ainda é alvo de inquérito que apura o vazamento de dados sigilosos sobre as urnas eletrônicas, o que investiga suposta interferência na Polícia Federal e o que tem como foco uma live em qual o ex-presidente disseminou fake news ao associar a vacinação contra a Covid-19 à infecção pelo vírus HIV.

O ‘time’ de Bolsonaro na volta ao Brasil: Ex-Bope, coronel de ‘Abin paralela’ e membro do ‘gabinete do ódio’
No âmbito da Justiça Eleitoral, Bolsonaro responde a 16 ações de investigação judicial eleitoral (Aijes) propostas durante as eleições de 2022. A principal delas é conhecida como “Aije dos Embaixadores”, que apura uma reunião em que ex-presidente fez ataques às urnas eletrônicas durante uma reunião com representantes estrangeiros no Palácio da Alvorada. Essa ação é a que está mais próxima de ser julgada e pode ter como consequência a inelegibilidade do líder da direita do país.

É no escopo desta investigação que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres prestou depoimento a respeito de uma “minuta golpista” encontrada em sua casa. O documento apreendido pela PF foi incluído na ação, pois simulava um decreto em nome de Bolsonaro que previa uma intervenção no TSE.

Além desses casos, em fevereiro deste ano oito pedidos de investigação que estavam no STF foram encaminhados para a primeira instância pelos ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux. Cinco destes pedidos foram apresentados após o então presidente atacar o STF em pronunciamentos feitos durante o 7 de setembro de 2021; assim como ataque aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Há ainda o caso em que o PSOL e o PT pediam que Bolsonaro fosse investigado por suas declarações que associavam o peso de um homem negro a arrobas. Existe também uma notícia-crime protocolada pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP) para a apuração dos crimes supostamente cometidos pelo então ministro da Justiça Anderson Torres e pelo presidente da República em uma motociata nos Estados Unidos.

Também foi enviada à Justiça Eleitoral uma notícia-crime apresentada pela Polícia Federal contra Bolsonaro por suposto uso indevido de imagens de crianças e adolescentes em campanha política e em situações que incitaria o uso de armas.

O Globo 

Com pequeno grupo à sua espera, Bolsonaro chega à sede do PL após desembarcar em Brasília

Jair Bolsonaro (PL) desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília na manhã desta quinta-feira (30) e seguiu direto para a sede do PL na capital federal.Por lá, ele se reunirá pela primeira vez com aliados políticos desde que fugiu para os Estados Unidos antes mesmo do término de seu mandato à frente da Presidência da República.A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também está no local para encontrar o marido, assim como outros membros do clã Bolsonaro.

.
www.brasil247.com -

Justiça

De volta ao país, Bolsonaro terá que resolver diversas questões com a Justiça. Ele está intimado pela Polícia Federal a depor no dia 5 de abril sobre o caso das joias recebidas como propina da monarquia saudita.

Bolsonaro tentou trazer ao Brasil em 2021, de forma irregular, joias com diamantes avaliadas em R$ 16,5 milhões. Um pacote de joias foi retido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, quando a comitiva do ministro de Minas e Energia desembarcou no Brasil. O segundo estava em posse de Bolsonaro e foi entregue por sua defesa na semana passada, depois de determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

A existência de um terceiro pacote de joias foi revelada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” na terça-feira (28). Este conjunto foi entregue à comitiva de Bolsonaro durante uma viagem ao Catar e a Arábia Saudita em outubro de 2019 e está em uma fazenda do ex-piloto Nelson Piquet em Brasília.

Bolsonaro está implicado não só no escândalo das propinas sauditas, mas também nos atos terroristas de 8 de janeiro, quando, incitada por ele, seus partidários tentaram criar um ambiente propício a um golpe de Estado que impedisse a continuidade do governo Lula, uma semana depois da posse.

Tramitam contra Jair Bolsonaro no TSE 16 ações que apuram se o ex-presidente cometeu ilícitos que podem torná-lo inelegível. Há também a possibilidade de que seja preso.

Durante seu mandato e na campanha eleitoral do ano passado, Jair Bolsonaro cometeu crimes contra as instituições democráticas.