27.9 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 969

Dra. Taíssa discute enchente em aldeias indígenas e falta de médico legista em Guajará

Como integrante de importantes comissões da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a deputada estadual Dra. Taíssa discutiu, na terça-feira (28), alguns dos temas de maior urgência hoje no estado.

O primeiro deles foi sobre as enchentes em aldeias indígenas ribeirinhas nas regiões de Guajará-Mirim e Madeira-Mamoré, durante audiência na comissão de Meio Ambiente. “Infelizmente temos assistido as mesmas cenas nessa época do ano, onde grandes volumes de água e aumento dos rios trazem prejuízos aos municípios de Rondônia, mas tem um grupo que tende a sofrer ainda mais com esse tipo de fenômeno, que são as comunidades indígenas ribeirinhas. É preciso cobrar do poder público o que pode ser feito para minimizar as consequências, além de apoiar e ampliar ações emergenciais para esses povos”, afirmou.

Já na comissão de Saúde, a parlamentar voltou a cobrar do Poder Executivo providências para a designação de médico legista para Guajará Mirim, uma das primeiras solicitações da deputada durante o início do seu mandato. “Atualmente para conseguir sepultar um ente querido o corpo precisa ser removido para Porto Velho, situação que causa muita dor e constrangimento às famílias, com um deslocamento de 330 quilômetros até a capital”, destacou.

Ainda na comissão, Dra Taíssa falou sobre audiência pública nos centros das regionais de saúde para tratar dos hospitais de Ji-Paraná, Vilhena, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, entre outros.

“Os hospitais regionais é uma pauta que precisa ser discutida com a máxima urgência. Não tem como solucionar a questão da saúde em Rondônia sem passar pelos hospitais regionais. São eles que vão ajudar a desafogar a situação do Hospital João Paulo II, na capital, além de trazer a rapidez que os pacientes do interior tanto precisam quando o assunto é saúde”, afirmou a deputada.

Membros da comissão de Saúde também alinharam a presença do secretário de estado de Saúde para a próxima reunião da comissão, na próxima terça-feira, 4 de abril.

Polícia encontra pés de maconha em plantação de milho em Rondônia

Uma equipe da Força Tática, Polícia Militar de Alta Floresta D´Oeste localizou nesta segunda-feira, (27), uma plantação de maconha nos fundos de uma propriedade rural, localizada na linha P. 42 km 12, em Alta Floresta RO.

Policiais encontraram pés de maconha em lavoura de milho — Foto: PMRO/Reprodução

No local foram encontrados próximo a residência, (01) um Tablet aparentemente Maconha presando aproximadamente 1.500 (KG), (01) uma balança de precisão, (01) uma prensa caseira usada para prensar drogas, (04) quatro garrafas Pet contendo aparentemente sementes de Maconha, (04) quatro estojos contendo pólvora, (01) um estojo contendo chumbos, (01) um estojo contendo espoleta, e um lençol contendo aproximadamente 700,00 (G) de maconha.

Ainda segundo PM, após buscas nos fundos da propriedade, foi localizado uma plantação com mais de 100 pés de maconha em meio uma lavoura de milho.

No local Policiais ainda ainda encontram uma plantadeira manual com resticios de sementes de maconha em seu interior.

O material apreendido foi entregue na Delegacia de Policia Civil, onde possivelmente o jovem e proprietário do local, será indiciado por posse ou porte de drogas.

Bolsonaro guardou 3ª caixa de joias e presentes valiosos em fazenda de Piquet

O ex-presidente Jair Bolsonaro guardou presentes recebidos durante seu mandato em uma propriedade do ex-piloto de Fórmula 1 e seu amigo Nelson Piquet, em Brasília. Para a chamada Fazenda Piquet, localizada no Lago Sul – uma das regiões mais valorizadas da capital federal -, foi encaminhado um terceiro estojo de joias que ficou em posse de Bolsonaro após o fim do mandato, conforme revelado na noite de anteontem pelo Estadão.

 

O pacote com os presentes em ouro branco e diamantes também foi dado pela Arábia Saudita. O estojo inclui um relógio da marca Rolex – avaliado em R$ 364 mil – uma caneta da marca Chopard, abotoaduras, um anel e uma masbaha – um tipo de rosário árabe. O valor de todos os bens passa de R$ 500 mil. Já são três presentes dados ao ex-presidente pelo regime saudita.

 

O primeiro estojo de joias, como também revelou o Estadão, era destinado à primeira-dama Michelle Bolsonaro. O governo Bolsonaro tentou entrar ilegalmente no País com colar, anel, relógio e par de brincos de diamantes avaliados em R$ 16,5 milhões, mas a caixa com as joias foi apreendida pela Receita. O segundo presente – relógio, par de abotoaduras, caneta, anel e masbaha – todos da marca Chopard e avaliados em R$ 800 mil – foram devolvidos pela defesa de Bolsonaro ao poder público, por ordem do Tribunal de Contas da União (TCU).

A reportagem apurou que o último conjunto, diferentemente das outras duas caixas, foi recebido em mãos pelo próprio ex-presidente, quando esteve com sua comitiva em viagem oficial a Doha, no Catar, e em Riad, na Arábia Saudita, entre 28 e 30 de outubro de 2019.

 

VALOR

 

Como ocorreu com a segunda caixa, a terceira está entre os bens guardados na Fazenda Piquet. Para lá, Bolsonaro mandou joias, enquanto itens como cartas e livros foram despachados para o Arquivo Nacional e a Biblioteca Nacional, no Rio. Esses pertences receberam o entendimento de que seriam do Estado brasileiro, ao passo que as joias foram tratadas como bens pessoais.

 

A propriedade de Piquet – escolhida para abrigar pertences que Bolsonaro não queria entregar para a União – recebeu dezenas de caixas. O material alocado na propriedade do amigo e apoiador do ex-presidente saiu pelas garagens privativas dos Palácios do Planalto e da Alvorada – este residência oficial da Presidência.

 

A data inicial para envio das caixas foi registrada no dia 7 de dezembro de 2022, quando Bolsonaro começou a organizar a sua saída dos palácios, após a derrota na eleição para o petista Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar do pedido ter ocorrido nesta data, houve atraso na remessa, e os itens só seriam encaminhados à casa de Piquet no dia 20 de dezembro, uma terça-feira, às 9h.

 

Faltavam apenas 11 dias para o fim do mandato de Bolsonaro. Na semana seguinte, o presidente mandaria um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Aeroporto de Guarulhos, para tentar resgatar a caixa de joias com diamantes para Michelle apreendidas pela Receita, como seu próprio ministro Bento Albuquerque afirmou ao Estadão.

 

A reportagem procurou Piquet para questioná-lo sobre os motivos de guardar, em sua propriedade, os bens que Bolsonaro alega que são dele, apesar deste entendimento contrariar a lei e o que determinou o TCU em 2016. Não houve resposta. Piquet é um cabo eleitoral ativo de Bolsonaro.

 

Em novembro do ano passado, um mês antes de alocar os presentes do então presidente, o ex-piloto brasileiro participou das manifestações contra a derrota Bolsonaro. O tricampeão de F1 chegou a fazer uma doação de R$ 501 mil para a campanha de Bolsonaro, em agosto de 2022.

 

Na semana passada, Piquet foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 milhões por falas racistas e homofóbicas dirigidas ao piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, da Mercedes, durante entrevista a um canal do YouTube. Cabe recurso.

 

NA MIRA

 

O terceiro estojo entrou na mira de parlamentares, que procuraram o TCU para cobrar que Bolsonaro entregue o conjunto. Parlamentares do PSOL pediram o confisco das joias. “Solicitamos que este Tribunal adote as medidas cabíveis para restituição dos bens ora citados e a eventual responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro”, diz o pedido de duas congressistas do partido.

 

A defesa de Bolsonaro já chegou a sustentar a tese de que os presentes seriam bens pessoais e que poderiam ser incorporados ao acervo privado. Ao se manifestar sobre os presentes, o advogado do ex-presidente Bolsonaro, Frederick Wassef, declarou que Bolsonaro, “agindo dentro da lei, declarou oficialmente, os bens de caráter personalíssimo recebidos em viagens, não existindo qualquer irregularidade em suas condutas”. Procurada, a defesa do ex-presidente não respondeu sobre a terceira caixa.

 

Bolsonaro disse que deve voltar ao Brasil amanhã, às 7h30, para “trabalhar com o Partido Liberal” e “fazer política”. A expectativa é que preste esclarecimentos sobre as joias que recebeu irregularmente e as que tentou receber. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam o caso.

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Polícia apreende cerca de 30 toneladas de sucatas em RO

Com objetivo de combater a prática ilegal de conexões clandestinas, e a retirada ilegal de materiais das empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica e água em Porto Velho, foi realizada a operação “Fio Desencapado” do programa Cidade Segura. Ao todo, foram fiscalizados 62 estabelecimentos do segmento de sucatas,  desses, três estabelecimentos foram interditados, além de três notificações e cinco autos de infração administrativa emitidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Fazenda.

MATERIAIS

Foram encontrados e apreendidos dentro dos três estabelecimentos, interditados; seis toneladas de materiais exclusivos das empresas privadas, como fios, hidrômetros e transformadores, mais 30 toneladas de sucata, que incluíam peças de tampa de bueiro, quadros de bicicleta, pedaços de motores, bloco de motor, ferragens e outros materiais sem procedência.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância de ações conjuntas para combater esta modalidade de crime. “O Estado está unido para enfrentar essa situação que causa prejuízos à população e ao erário público”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital ressaltou que, as autoridades responsáveis continuarão fiscalizando e combatendo essas práticas irregulares, para garantir a segurança e o fornecimento adequado desses serviços essenciais. “Isso mostra que, quando trabalhamos juntos, podemos alcançar resultados muito positivos para a sociedade”, declarou.

A operação “Fio Desencapado” foi um importante passo na luta contra o mercado ilegal de materiais em Rondônia. Com a união de diversas instituições, a ação reforçou a importância da cooperação para combater o crime organizado, e garantir a segurança e o bem-estar da população.

Estudantes de Rondônia podem se inscrever até 5 de maio no Projeto Jovem Senador 2023

Com objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino médio, conhecimento sobre as esferas do Poder Legislativo, o Governo Federal abriu as inscrições para o projeto “Jovem Senador 2023”, que tem como tema “Saúde mental nas escolas públicas”. As inscrições seguem até o dia 5 de maio, e o material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação, disponíveis no site.

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da Rede Estadual de Ensino; ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília. Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente. De acordo com o calendário, a seleção da etapa estadual ocorre no dia 31 de maio.

ETAPA ESTADUAL

A prova de redação é aplicada em sala de aula. Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc definirá as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida vai se tornar um jovem senador.

Para o governador Marcos Rocha, o projeto é de suma importância, pois oportuniza aos estudantes das escolas, escreverem sobre temas do cotidiano que são significativos. “Os estudantes terão a oportunidade de treinar suas habilidades textuais com assuntos relevantes. É uma experiência única, visto que terão a oportunidade de conhecer Brasília e a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo brasileiro”, ressaltou.

DESTAQUE

Em 2022, o estudante Guilherme Bento Maleski da Escola Estadual em Tempo Integral Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Alta Floresta d’Oeste, alcançou a terceira colocação nacional e foi vencedor a nível estadual.

Presos homens suspeitos de matar casal que denunciou extração ilegal de madeira em RO

Quatro homens, suspeitos pelo duplo latrocínio de um casal em maio de 2021, na Linha PA3, foram presos pela Polícia Civil, na zona rural do município de Espigão do Oeste.

Os agentes do Serviço de Investigação e Capturas (Sevic) apresentaram indícios do envolvimento dos suspeitos, que pertencem a uma facção criminosa.

Segundo as investigações, o casal foi morto porque denunciou a extração ilegal de madeira em sua propriedade, feita pelos criminosos. Os bandidos roubaram R$ 35 mil do casal, dinheiro recebido da venda de um gado e o documento da propriedade rural.

A ação policial foi realizada pela 1ª Delegacia De Espigão e contou com apoio da Delegacia de Presidente Médici.

Rondoniagora

Presidente do Sintero diz que novo Ensino Médio provoca efeitos perversos para a saúde física e mental dos professores

Segundo, a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, disse que o novo Ensino Médio tem efeitos perversos para a saúde física e mental dos profissionais em Educação lotados nas instituições que já trabalham, em razão da sobrecarga de trabalho vivida por estes profissionais.

O Sintero participou de audiência pública na quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Porto Velho, sobre os impactos do novo Ensino Médio. A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão de Educação, vereador Aleks Palitot (PTB) e teve participação do vereador Isaque Machado (Patriota).

O Novo Ensino Médio foi instituído em 2017, por meio da Lei nº 13.415. As mudanças para sua implantação já foram colocadas em prática em Rondônia, com alterações significativas na estrutura e organização do Ensino Médio como: a ampliação da carga horária, a flexibilização curricular e a ênfase na formação técnica e profissionalizante. No entanto, desde sua implementação, o Novo Ensino Médio tem sido alvo de críticas e polêmicas.

Durante a audiência pública, foram apresentados diversos argumentos que justificam a revogação do novo modelo de ensino, como a falta de diálogo e participação da comunidade escolar na elaboração da “reforma”, as condições precárias do trabalho dos/as professores/as, a ampliação das desigualdades sociais e educacionais, entre outros.

O Novo Ensino Médio foi instituído em 2017, por meio da Lei nº 13.415. As mudanças para sua implantação já foram colocadas em prática em Rondônia, com alterações significativas na estrutura e organização do Ensino Médio como: a ampliação da carga horária, a flexibilização curricular e a ênfase na formação técnica e profissionalizante. No entanto, desde sua implementação, o Novo Ensino Médio tem sido alvo de críticas e polêmicas.

Durante a audiência pública, foram apresentados diversos argumentos que justificam a revogação do novo modelo de ensino, como a falta de diálogo e participação da comunidade escolar na elaboração da “reforma”, as condições precárias do trabalho dos/as professores/as, a ampliação das desigualdades sociais e educacionais, entre outros.

Na oportunidade, a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, fez duras críticas ao modelo de ensino e denunciou os efeitos perversos para a saúde física e mental dos profissionais em Educação lotados nas instituições que já trabalham com o Novo Ensino Médio, em razão da sobrecarga de trabalho vivida por estes profissionais. Ela ressaltou ainda que os filhos da classe trabalhadora são os principais prejudicados, uma vez que o ensino é excludente e autoritário.

Estiveram presentes na reunião trabalhadores e trabalhadoras em educação, estudantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), representantes dos servidores públicos, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), do Conselho Estadual de Educação e representando a Bancada Federal de Rondônia, a deputada federal Silvia Cristina (PL).

“O Sintero produziu uma Carta Aberta, onde são enumerados os principais motivos pelos quais nos posicionamos contrários ao Novo Ensino Médio, pedimos que toda a comunidade leia e nos ajude a encampar essa luta em todos os espaços”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

VEJA A CARTA ABERTA: https://sintero.org.br/downloads/carta-aberta-a-revogacao-do-novo-ensino-medio-e-urgente-e-necessaria.pdf

SINTERO discute sobre impactos do novo Ensino Médio em audiência pública na Câmara de Porto Velho

Mulheres são presas com mais de 7 quilos de cocaína amarrados aos corpos

Duas mulheres foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã de sábado (25), após serem flagradas com drogas amarradas aos corpos, durante abordagem, na BR-364, próximo ao Km 759, em Porto Velho.

De acordo com a Polícia, as duas mulheres estavam em um ônibus, que teria saído de Rio Branco, no estado do Acre.

Na abordagem, as acusadas, sendo uma, de 24 anos, e outra, de 22 anos, apresentaram informações desconexas sobre o motivo da viagem a Porto Velho.

Após alguns minutos de questionamentos, elas acabaram confessando que estavam com pasta base de cocaína amarrada em seus corpos. Uma policial feminina realizou a revista, e encontrou 3,545 Kg com uma delas e 3,645 Kg com a outra.

No total, 7,19 quilos foram apreendidos com as criminosas, dando um prejuízo de mais de R$ 862 mil, para o mundo do crime.

As duas receberam voz de prisão, e foram levadas para a sede da Polícia Civil.

Rondoniagora

Vídeo: professora esfaqueada por aluno morre; quatro pessoas estão feridas

Quatro professoras e um aluno foram esfaqueados manhã desta segunda-feira (27) dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, segundo o governo de São Paulo. Uma das professoras morreu.

Elisabete Tenreiro, 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário, da USP.

Inicialmente, a polícia havia informado que dois alunos tinham sido atingidos. Um deles, porém, foi socorrido em estado de choque, mas sem ferimentos. A outra criança ferida sofreu um corte no braço e foi levada a um hospital da região. Segundo a mãe de outro aluno, ele tentou salvar uma das professoras e ficou ferido superficialmente.

Uma das professoras foi levada para o Hospital das Clínicas e o outra para o Hospital Bandeirantes.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) que cumpre agenda fora do país, lamentou por meio das redes sociais “Não tenho palavras para expressar a minha tristeza”, escreveu ele.

O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), também lamentou o ataque. “Uma tragédia que nos deixa sem palavras”, disse.

De acordo com a Polícia Militar, o agressor, um aluno do oitavo ano, foi contido pelos policiais e levado para o 34° DP, onde o caso está sendo registrado.

Na porta da escola, pais relataram à reportagem da TV Globo que agressões físicas entre os alunos são constantes na escola.

Rondônia começa semana com tempo nublado com possibilidades de chuva

A previsão é da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

A semana em Rondônia começa com o céu variando de parcialmente nublado a nublado com temperaturas que não devem passar muito dos 30°C.

Na segunda-feira (27), o tempo deve permanecer parcialmente nublado. Pancadas de chuva devem ocorrer com trovoadas em pontos isolados do estado.

Na maior parte dos municípios, as temperaturas devem variar entre 22°C e 30°C, com vendo fracos.

Previsão do tempo em cidades de RO

Município Temperaturas
Ariquemes 21°C – 30°C
Cacoal 22°C – 31°C
Costa Marques 22°C – 30°C
Guajará-Mirim 22°C – 30°C
Ji-Paraná 22°C – 31°C
Porto Velho 22°C – 30°C
Rolim de Moura 22°C – 31°C
Vilhena 21°C – 29°C