Mídia Rondônia -A quarta onda de frio de 2025, que derrubou as temperaturas em diversas regiões do estado, especialmente no Cone Sul. Os municípios de Vilhena, Chupinguaia e Parecis registraram mínima prevista de 14°C, conforme dados divulgados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Segundo os meteorologistas, o avanço de uma massa de ar polar é o principal responsável pela queda acentuada nas temperaturas. O sul de Rondônia está entre as áreas mais impactadas, ao lado do Acre, do extremo sul do Amazonas e de grande parte do Centro-Sul do Brasil, que também enfrentam o resfriamento.
De acordo com a Climatempo, a atuação dessa nova frente fria deve se estender entre os dias 30 de junho e 4 de julho, mantendo as manhãs geladas e as noites frias ao longo da semana. A previsão é de que, mesmo durante o dia, os termômetros não ultrapassem os 24°C nas cidades do Cone Sul, mantendo o clima ameno típico das friagens amazônicas.
O fenômeno, apesar de comum nesta época do ano, tem se mostrado mais intenso em 2025, e exige atenção, especialmente com o público mais vulnerável. Autoridades em saúde e defesa civil recomendam que a população redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Apesar do frio, não há previsão de chuva para os próximos dias nas regiões afetadas. O tempo deve seguir seco, com céu parcialmente nublado a claro, o que pode agravar os níveis de umidade relativa do ar, exigindo hidratação constante e cuidados com a saúde.