33 C
Porto Velho
22 setembro 2026

Cláudia de Jesus não votou em lei de perdão bilionário

A deputada estadual Cláudia de Jesus foi citada por setores da imprensa alinhada ao governo como tendo votado a favor do projeto de lei apresentado pelo Governo de Rondônia que cria regras para a chamada transação tributária. No entanto, a informação não condiz com os registros oficiais da Assembleia Legislativa.

A sessão extraordinária realizada no dia 26 de janeiro, que tratou da matéria, não contou com a participação da parlamentar, que esteve ausente por compromisso previamente agendado. Assim, Cláudia de Jesus não votou no projeto que posteriormente deu origem à Lei nº 6.328, sancionada em 4 de fevereiro pelo governador Marcos Rocha.

A nova lei estabelece mecanismos que permitem descontos, parcelamentos longos e renegociação de dívidas tributárias e não tributárias com grandes devedores do Estado, inclusive valores já inscritos em dívida ativa. A norma autoriza o governo, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a firmar acordos diretos com empresas endividadas.

Reação e críticas

Desde a sanção, a lei tem provocado forte reação de críticos, que classificam a medida como uma “mamata” estimada em até R$ 5 bilhões em benefícios concedidos a grandes empresas. Para esses setores, o Estado estaria sendo generoso com grandes devedores enquanto mantém a pressão tributária sobre a população em geral.

Um dos casos que mais chamam atenção é o da Energisa, concessionária de energia elétrica em Rondônia. Segundo estimativas divulgadas, a empresa poderá obter abatimentos que chegam a até R$ 2 bilhões em débitos junto ao governo estadual.

Informação distorcida

Diante da repercussão do tema, a ausência de Cláudia de Jesus na votação ganha relevância, especialmente após a divulgação de informações que atribuíram à deputada um voto que não ocorreu. A correção é importante em um debate que envolve cifras bilionárias e impacto direto nas finanças públicas do estado.

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Morre Rick, da dupla com Renner, em queda de helicóptero

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina localizou os...

Não colou: “Bolsonaro de Rondônia” tem no nome barrado pelo TSE

O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),...

Operação mira nova fase contra lavagem de dinheiro em RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do...

Mulher é morta a facadas e marido é procurado em RO

Auricélia Ferreira da Silva, de 50 anos, foi encontrada...

Nazif contesta novo pedágio na BR-364 entre Vilhena e Cuiabá

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará no...

Pastor prega de salto alto e gera repercussão

Um pastor de Lomé, capital do Togo, chamou atenção...

Terça de chuva, calor e trovoadas isoladas em RO

Rondônia terá uma terça-feira marcada por instabilidade, calor e...

Helicóptero com Rick, da dupla com Renner, desaparece durante voo

(Folhapress) – A FAB (Força Aérea Brasileira) faz buscas,...