Mídia Rondônia – Um movimento político que chama atenção no cenário nacional começa a ganhar forma: o Progressistas (PP), partido comandado nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, está negociando apoio indireto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026.
De acordo com informações de bastidores do Palácio do Planalto, o PP estaria selando acordos para garantir palanque a Lula em pelo menos sete estados do Nordeste: Piauí, Paraíba, Maranhão, Ceará, Alagoas, Bahia e Pernambuco. As tratativas envolvem alianças formais ou, em alguns casos, a decisão estratégica de neutralidade do partido.
No Piauí, reduto político de Ciro Nogueira, a negociação é considerada a mais avançada. Segundo interlocutores, o senador já teria acertado não lançar candidatura própria ao governo, abrindo caminho para a reeleição do atual governador Rafael Fonteles (PT), que contará também com apoio de MDB e PSD.
Rondônia
O movimento nacional pode ter desdobramentos diretos em Rondônia. No estado, a presidente do PP e pré-candidata ao Senado, deputada federal Sílvia Cristina, pode acabar caminhando politicamente ao lado de setores ligados ao campo progressista.
Nos bastidores, já se cogita a possibilidade de dobradinha eleitoral entre Sílvia Cristina e o senador Confúcio Moura (MDB), que é visto como um dos principais nomes alinhados ao presidente Lula no estado.
O cenário ainda está em construção, mas já sinaliza que a próxima disputa presidencial deverá ter configurações políticas bem mais flexíveis do que as observadas nos últimos pleitos.





