27 C
Porto Velho
4 fevereiro 2026

CBF envia oficio e declara apoio à Federação de Futebol de Rondônia

A CBF entrou em campo para deixar claro as regras e normas que regem o futebol profissional do Brasil. A diretoria de Governança e Conformidade encaminhou a FFER e aos clubes um ofício deixando claro que os ritos estatuários das federações, CBF, Conmebol e FIFA devem ser rigorosamente respeitado por todos os clubes filiados.

O ofício inicia com os cumprimentos ao presidente Heitor Costa. “Esperamos que esta carta o encontre bem e, cumprimentando-o respeitosamente, servimo-nos do presente ofício para manifestar o apoio da CBF ao trabalho que vem sendo realizado pela FFER, sob a gestão de V. Sa., presidente legitimamente eleito por livre manifestação de vontade dos membros da Assembleia Geral da Federação”. A manifestação da CBF acontece após o Clube Real Ariquemes ter desrespeitado recentemente os ritos estatuários das entidades do futebol profissional ao tentar uma interferência de forma externa por meio da justiça comum.

No documento o diretor de Governança Hélio Menezes cita trechos do Estatuto e da Legislação das entidades integrantes do Sistema Internacional do Futebol, que devem ser preservados a sua autonomia privada, descartando qualquer tipo de interferência externa que viole as disposições do Estatuto da CBF, CONMEBOL
e da FIFA. (Leia o documento na íntegra)

A CBF reforça que o ingresso com ação na justiça comum contra a entidade, atenta contra as decisões autônomas e soberanas de sua Assembleia Geral e tentando impor interferência externa em sua gestão, poderá ser imediatamente desligado das competições promovidas pelas entidade (FFER/CBF/Conmebol/FIFA) que regem o futebol profissional. A FFER deve convocar nos próximos dias uma assembleia pra reforçar as determinações aos clubes. Enquanto isso está sendo analisado as punições ao Clube Real Ariquemes.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Vereador cobra CPI para investigar Santa Casa em Vilhena

O presidente da Câmara Municipal de Vilhena, vereador Celso...

Imprensa sem máscara: dono de jornal apoia extrema-direita

O presidente da Gazeta do Povo, Guilherme Döring Cunha...

Quarta-feira com alerta de perigo de fortes chuvas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro

O Superior Tribunal Militar recebeu nesta terça-feira (3) uma...

Curta de Rondônia chega ao maior festival do mundo

O curta-metragem rondoniense Beira, produzido em Porto Velho, foi...

PF mira morador de Cerejeiras por abuso sexual

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (3),...

Michelle rompe com Bolsonaro em meio a crise familiar

O PL Mulher, presidido por Michelle Bolsonaro, tem ignorado...

Motorista de app interrompe sexo oral e acaba agredido

Um motorista de aplicativo foi agredido em Salvador após...