33 C
Porto Velho
4 outubro 2026

Assembleia garante direitos aos professores readaptados da Seduc

A Assembleia Legislativa de Rondônia derrubou, nesta quarta-feira (22), o veto do Executivo qo Projeto de Lei Complementar 95/2024, de autoria do deputado Ismael Crispin. A proposta assegura aos professores readaptados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a possibilidade de assumir encargos administrativos dentro da superintendência.

A derrubada do veto representa uma vitória significativa para a categoria, que há tempos reivindica condições mais justas de trabalho e valorização profissional. Com a decisão, o projeto segue para sanção do Executivo ou, caso isso não ocorra, será promulgado diretamente pela Assembleia Legislativa, consolidando-se em lei.

O deputado Ismael Crispin, autor do projeto, destacou o impacto positivo da medida: “Essa é uma conquista para os professores readaptados, que agora poderão desempenhar funções administrativas, contribuindo de forma eficiente para a gestão educacional do estado. Nosso compromisso é com a valorização desses profissionais, e essa lei é um passo importante nesse sentido.”

O projeto já havia gerado grande repercussão no estado durante sua tramitação inicial, chamando atenção para a luta dos professores readaptados. A decisão de hoje reafirma o compromisso da Assembleia em atender aos interesses da categoria e fortalecer a educação em Rondônia.

Segundo o parlamentar, com a promulgação da lei, os professores readaptados poderão ser integrados em novas funções administrativas, oferecendo-lhes estabilidade e contribuindo para a melhoria na gestão das escolas estaduais.

Fonte: ALE/RO

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Lula vence na China, Austrália e Coreia com mais de 50% dos votos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu como...

Domingo de calor e possíveis chuvas em Rondônia

De acordo com a previsão do Centro Gestor e...

Morre Leonardo Calderon, pesquisador e professor da Unir

Morreu na manhã deste sábado (3), aos 50 anos,...

Flávio Bolsonaro comete crime eleitoral no dia da eleição

O candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL)...

PF registra dois casos de compra de votos em RO

A Polícia Federal registrou três ocorrências relacionadas a crimes...

Segurança das eleições mobiliza 2,5 mil policiais em RO

A segurança das eleições de 2026 mobiliza cerca de...

Lula pode vencer no 1º turno

As campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Joliane Fúria aparece em 3º para federal

Mídia Rondônia - A candidata a deputada federal Joliane...