O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que aprova as medidas de deportação em massa de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Ele ainda disse que alguns imigrantes que estão no país não possuem “qualquer qualificação”.
“Lá é a casa dele, aqui é a nossa. Uma parte disso foi gente que não tinha qualquer qualificação para ir para lá e empurraram para lá todo tipo de gente, que frequentava até presídios”, afirmou o ex-presidente em entrevista à CNN Brasil.
Mais de 2 milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos, segundo o Itamaraty, e cerca de 230 mil deles estão em situação ilegal, de acordo com levantamento do instituto de pesquisas Pew Research Center de 2022.
Mesmo assim, Bolsonaro diz que Trump “está fazendo a coisa certa” e cumprindo “compromisso de campanha”. “Não mentiu e está fazendo a coisa certa. Nós não temos esse problema aqui e eu acho que ele está fazendo o que prometeu e no lugar dele eu faria a mesma coisa”, completou.
Nesta sexta (24), um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos deixou o país e deve chegar ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), na noite de hoje. O grupo retornou em meio ao anúncio do republicano de medidas para endurecer as regras para entrada e permanência de imigrantes.
Trump tem assinado uma série de medidas contra imigrantes desde que voltou à Casa Branca, na última segunda (20). Uma das ordens do mandatário americano acaba com o direito à cidadania a filhos de imigrantes ou turistas, mas a medida foi suspensa pela Justiça americana nesta quinta (23).
DCM