29 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

Sintero paralisa educação e cobra valorização do governo Marcos Rocha

Nesta terça-feira, 25, trabalhadores e trabalhadoras da educação estadual realizaram uma paralisação intitulada “Sintero em luta” com forte mobilização em Porto Velho e participação das 11 regionais do estado de Rondônia. Além das caravanas que vieram para a capital, também houve mobilização nas sedes de cada regional nos municípios. Pela manhã, a categoria se concentrou em frente à sede administrativa do SINTERO e seguiu em caminhada até o Centro Político Administrativo (CPA), onde permaneceu mobilizada ao longo do dia.

No período da tarde, uma reunião com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) discutiu as reivindicações da categoria e buscou a redução dos prazos estabelecidos anteriormente. Como resultado, ficou definido que o piso salarial nacional para professores/as e técnicos/as seguirá com o mesmo prazo, sendo implementado no mês de abril. O edital do concurso público para a educação segue mantido para julho.

 

Em relação ao auxílio-transporte e alimentação, tema sobre o qual a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) havia informado que apresentaria uma proposta em julho, a categoria não aceitou o prazo e, após negociação, foi definida uma nova reunião para 10 de abril para tratar da contraproposta apresentada pelo SINTERO. Já sobre as gratificações de titulação, a Seduc havia se comprometido a apresentar um estudo até julho, mas o prazo foi antecipado para 10 de junho.

Enquanto uma equipe negociava com a Seduc, um grupo significativo de trabalhadores e trabalhadoras cumpriu agenda na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), onde a Comissão de Educação se comprometeu a pautar as reivindicações da categoria na reunião que será realizada na próxima semana. Além disso, a comissão buscará uma reunião com o governador para intermediar a pauta da educação. O encaminhamento dessa articulação será feito em audiência pública, durante a Semana de Defesa e Promoção da Educação Pública.

Finalizando a mobilização, a categoria se reuniu em assembleia e decidiu se manter mobilizada para acompanhar o andamento das negociações. Novas assembleias serão realizadas nos dias 11 de abril e 11 de junho para deliberar sobre os próximos passos a serem tomados.

A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, destacou a força da categoria e a expectativa positiva para os próximos desdobramentos: “Mostramos nossa força nas ruas e seguiremos mobilizados até que o governo atenda às nossas reivindicações. Vamos aguardar o andamento das negociações e as próximas assembleias, mas esperamos avanços concretos. Obrigada a todas e todos que participaram dessa luta”. (Assessoria)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...

Câmeras registram assalto violento a posto em RO

Um assalto violento foi registrado na madrugada do dia...

Influenciador é preso em flagrante em Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia prendeu o influenciador João...

Domingo nublado e com pancadas de chuva em RO

O domingo (1) será de tempo instável em grande...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...

Campeão de fisiculturismo morre aos 38 anos

Jason Lowe, fisiculturista que participou duas vezes do Mr...