26 C
Porto Velho
9 fevereiro 2026

PF cumpre mandados contra quadrilha que extraia ouro de garimpos clandestinos em RO

Nesta terça-feira, 27, a Polícia Federal deflagrou a Operação Febre do Ouro, visando desarticular organização criminosa voltada ao comércio de ouro extraído ilegalmente de garimpos clandestinos em Rondônia, posteriormente “esquentado” em locais de extração autorizada no Estado do Mato Grosso, além da prática reiterada de lavagem de dinheiro.

Segundo a Polícia Federal, as investigações iniciaram em 2020 com a prisão em flagrante delito na cidade de Ji-Paraná/RO de indivíduo conduzindo, no interior do veículo, ouro sem qualquer documentação que comprovasse sua origem ilícita.

Segundo o laudo pericial, o metal apreendido foi avaliado em 560.000,00 (quinhentos e sessenta mil reais), tendo sido representado pela Polícia Federal autorização para encaminhamento do ouro a SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, unidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que tem por missão garantir a aplicação da justiça por meio da transformação dos bens apreendidos em razão de crimes em políticas públicas em benefício da sociedade.

Em decorrência dos avanços nas investigações com a implementação de diversas técnicas investigativas especiais foi possível constatar a presença de uma organização criminosa com estrutura e divisão de tarefas.

Restou demonstrado que o ouro extraído ilegalmente de locais não autorizados em Rondônia, na sequência era declarado à ANM (Agência Nacional de Mineração) como se fosse proveniente de área permitida. Na sequência, a organização criminosa praticava diversas operações financeiras, inclusive em contas bancárias de terceiros, para dificultar o rastreamento dos valores, fatos que configuram, em tese, os crimes de usurpação de patrimônio da União (art. 2º, § 1º, da Lei 8.176/91), lavagem de capitais (art. 1º da Lei 9.613/98) e organização criminosa (art. 2º da lei Nº 12.850/13), cujas penas somadas podem ultrapassar 23 anos.

Foram cumpridas 14 medidas cautelares, sendo 07 (sete) mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho/RO, Ariquemes/RO, Cuiabá/MT, Juína/MT, Várzea Grande/MT e Poconé/MT e outras medidas cautelares diversas da prisão para que os investigados assumam o compromisso legal, sob pena de prisão, de proibição de manter contato com outros investigados e obrigação de comunicar ao Juízo eventual mudança de endereço e comparecimento a todos os atos do inquérito policial e da ação penal.

A Justiça Federal determinou, também, o sequestro de R$ 907.897,54 (novecentos e sete mil, oitocentos e noventa e sete reais e cinquenta e quatro centavos) em contas bancárias, aplicações financeiras e investimentos em ações. Além disso, durante a deflagração da operação policial, foram apreendidos 19 (dezenove) veículos, joias e 4 (quatro) armas de fogo, tendo, inclusive, a participação do GPI (Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal) em razão da sensibilidade de um dos alvos.

O nome da operação, febre do ouro, refere-se ao período histórico em busca deste minério visando fortuna.

Fonte: PF

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Condenado por crimes sexuais é preso em Rondônia

O foragido Sidomar da Rocha Cabral, condenado a 33...

Brasileira rompe o silêncio e revela detalhes sobre Jeffrey Epstein

A brasileira Marina Lacerda, sobrevivente dos abusos cometidos por Jeffrey...

Supremo libera mineração em área indígena Cinta Larga

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a exploração mineral em quatro...

Domingo de chuvas intensas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...

Mais uma mulher é assassinada em Rondônia

Uma mulher de 32 anos, identificada como Soraya da...

Policiais são investigados por tortura e estupros em delegacia

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil enviou uma equipe nessa...

PSOL inicia reestruturação e mira eleição estadual em RO

Diferente das estratégias tradicionais adotadas pelos grandes partidos, o...