31 C
Porto Velho
1 maio 2026

Autor de fake news, radialista é preso em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia de Polícia de São Miguel do Guaporé, realizou operação na manhã desta quarta-feira (31) em Buritis, região do Vale do Jamari, na residência de um homem investigado como autor de fake news dirigida ao deputado estadual Ismael Crispin (MDB) e outros parlamentares da Assembleia Legislativa.

Foi cumprido mandado de busca e apreensão expedido pelo juízo da comarca de São Miguel, pela equipe coordenada pelo delegado Lucas Favarin. O alvo é um radialista desempregado, de 51 anos. A casa foi motivo de buscas.

O delegado Lucas Favarin informou que o radialista foi o único alvo na cidade, e que ele admitiu parte do crime cometido contra a honra dos parlamentares. “A gente conseguiu identificar o rapaz que criou o vídeo e os áudios, já cumprimos buscas na residência dele, apreendemos o celular dele para análise telemática. Ele já confessou os fatos, o inquérito segue agora para apreciação do Ministério Público e o judiciário”, anunciou.

Ainda de acordo com o delegado Lucas Favarin, na apreensão há também vídeos e áudios do acusado confessando a autoria

A operação é fruto de investigação iniciada em setembro de 2022, em pleno período de campanha eleitoral, quando o deputado Ismael Crispin e demais parlamentares foram prejudicados com a fake News. À época, circulou em São Miguel do Guaporé e região do Vale do Guaporé um vídeo nas redes sociais e aplicativos de mensagens em que aparece uma foto com o nome do parlamentar ao fundo, um áudio de um desconhecido, que se fez passar por um dos 24 deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia. O prejuízo político foi imensurável.

De acordo com delegado Regional em São Miguel do Guaporé Hazael Francisco dos Santos, o autor do crime que produziu a fake news colocou a voz imitando o parlamentar e falou várias ofensas ao deputado rondoniense e outros parlamentares. “Inicialmente, identificamos o autor dessa fake news em São Miguel do Guaporé”, disse.

Fake news requentada

No dia 27 de maio desde ano, no período das composições partidárias visando às eleições de 2024, o vídeo voltou a circular em São Miguel do Guaporé e outras regiões, e o deputado Ismael Crispin esteve na Delegacia Especializada em Repressão às fraudes, em Porto Velho, com o Diretor-Geral da Polícia Civil de Rondônia Samir Fouad Abboud, o delegado de Polícia do Interior, Paulo Kakiois e o delegado Swami Otto, para denunciar que estavam novamente disseminando a fake news que veiculava sua imagem com o áudio de um terceiro.

A publicação tinha o claro objetivo de denegrir e prejudicar a imagem do parlamentar e de seus apoiadores. A operação da Polícia Civil foi exitosa, foram apreendidos equipamentos utilizados na confecção da fake News e o autor foi identificado.

com informações do Correio Central

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pré-candidatos do PSOL são apresentados em congresso de educação

Os pré-candidatos do PSOL em Rondônia participaram, na tarde...

Único parlamentar de RO, Confúcio vota com Lula contra golpistas

O senador Confúcio Moura foi o único representante da...

Motorista é preso com drogas escondidas em pneus em RO

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante...

Feriado do Trabalhador com previsão de chuva em RO

A previsão do tempo para esta sexta-feira (1º) na...

Pré-candidatos do PSOL intensificam agendas em RO

Os pré-candidatos ao Governo de Rondônia e ao Senado,...

Governo de RO paga servidores nesta quinta-feira (30)

O Governo de Rondônia efetuou, nesta quinta-feira (30), o...

Joice chama Flávio Bolsonaro de ladrão: “O mais corrupto dos filhos”

A ex-deputada federal Joice Hasselmann fez novas declarações públicas...

Foragido morre em confronto com a polícia em RO

Um criminoso foragido do sistema prisional, com mais de...