27 C
Porto Velho
29 novembro 2024

Em Colorado, Associação de Pais e Amigos do Autista alerta para violações de Direitos Humanos

Por Angélica Abreu – A presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Colorado do Oeste-RO e Região- AMA Cone Sul, Rudinéia Pogere, destacou o trabalho desenvolvido pela entidade no município e região.

Segundo ela, o tema deve ser debatido e discutido com a sociedade, uma vez que ao desconhecer o Autismo, costuma-se não saber lidar com as crianças. Além de Rudinéia, a entidade conta com o trabalhado da secretária Michele Magalhães.

Elas informam que o preconceito da sociedade e o desconhecimento das famílias podem contribuir para violações dos Direitos Direitos Humanos de crianças, jovens e adultos. A  entidade tem feito um trabalho relevante na luta em defesa da causa.

Registrada em 2020, a associação, após ter iniciado a partir de um grupo de WhatsApp, visa dar notoriedade a estas questões com o objetivo de ajudar as famílias a saberem como lidar com o Transtorno e, assim, ajudar os filhos a se desenvolverem melhor.

As mães buscam ainda chamar a atenção do setor político para que entenda a real importância ao atendimento das crianças. Não somente em busca de políticas públicas, mas principalmente na conscientização da sociedade, inclusive de alguns profissionais, que não estão preparados para essa demanda. “Somos mal recebidas muitas vezes pelos profissionais da saúde, que não sabem nos orientar e encaminhar para os atendimentos, sem contar o fato de que profissionais para atender tal demanda são escassos”, declarou uma mãe cerejeirense.

A associação busca fortalecer a “causa” por meio de estender para região unidades, a fim de discutirem políticas públicas para assegurar a devida assistência. Atualmente, estão como representantes da AMA CONESUL em Cerejeiras Cleiciane Alves da Silva Resky e Alessandra Madalena Faria Bonfim e, em Cabixi, a senhora Nayara Correia Silva. A AMA Cone Sul está articulando com os demais municípios para também terem pessoas envolvidas na luta pelas pessoas autistas.

Em Cerejeiras, um grupo de mães tem mantido esforços para o engajamento da população nesta causa, e conhecedoras da realidade local afirmaram “Estamos em busca de fortalecer os Direitos Humanos de nossos filhos e dos filhos de outras pessoas”.

Autismo

O Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de relacionamento com pessoas e ambiente.

Tem como características dificuldades na comunicação e socialização, além de alterações no comportamento, podendo ser mais restrito e repetitivo.

Os sinais de alerta surgem nos primeiros meses de vida, mas as características mais marcantes podem ser melhor percebidos aos dois ou três anos de idade. No entanto, muitos casos são diagnosticados anos mais tarde.

Rudinéia Pogere é presidente da Associação em Coloorado

Pais e amigos dos autistas

Cerejeiras mobilizada em prol da causa

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias