26 C
Porto Velho
24 novembro 2024

Secretário diz que 2024 será de obras e realizações em Vilhena 

 Ao fazer um balanço de 2023, o secretário de obras de Vilhena, Laercio Torre, afirmou que trabalhará ainda mais em 2024, lembrando seu compromisso com as obras em andamento, parcerias com os parlamentares e, entre outras coisas, destacou o trabalho em sintonia com o prefeito Flori Cordeiro. “Ele tem sido um grande maestro dessa gestão municipal, acordando cedo e dormindo tarde para atender as demandas da população”, revela o titular da pasta de Obras.

Em entrevista ao Mídia Rondônia, ele informou que, em 2023, na gestão Flori Cordeiro, “foi reafirmado que o objetivo principal é atender o contribuinte, o cidadão que paga seus impostos, no menor tempo possível, aparecendo cada vez mais e recebendo, com o esforço do trabalho, um maior número de verbas”, disse.

Informou que o setor público precisa de planejamento, não podendo ser realizado de um dia para o outro, e sim a longo prazo. “Em 2023, conseguimos trabalhar no que já estávamos desempenhando, como nas manutenções das estradas vicinais, na iluminação pública, cascalhamento das vias urbanas, nas limpezas de bueiros e bocas de lobo. E lógico que no decorrer destes serviços, surgiram outros desafios que realizamos, como o asfalto feito pela execução direta, a pavimentação da Brigadeiro Eduardo Gomes, pois, ali, a população sofria pela falta de asfalto há anos. Mas, graças ao empenho foi realizado e além de fazer, tivemos os custos diminuídos para 70%  e terminamos a obra em 30 dias”, explicou.

Nas áreas rurais, segundo ele, “ também estivemos presentes, prezamos por atender as comunidades maiores, e não realizamos paliativos, enfrentamos os desafios. Muitas vezes enfrentando críticas, mas fizemos¨, lembra.

Ele disse que, simultaneamente, a Secretaria de Obras já está se preparando para o próximo ano, “organizando os processos licitatórios, os planejamentos para que em 2024 nós possamos entrar com o pé direito”.

Coisa boa em 2024 

Outra situação que o secretário cita, e ainda lembra que teve uma grande parceria entre o prefeito e a Secretaria de Obras foi a pavimentação do Parecis, com quase 17 quilômetros de asfalto e a obra foi entregue adiantada, “e  quando assumi a secretaria, o contrato com a empresa havia sido encerrado e após diversos diálogos, conseguimos o retorno à obra, realizando o último metro de capa asfáltica. Obra entregue e adiantada! Mais um objetivo alcançado, mais uma satisfação. Fizemos com qualidade”, disse ele.

O secretário destaca que “de agora em diante é fazer bem feito. Muitas vezes demora, mas é mais econômico para o município, pois não precisa refazer, apenas a manutenção a cada (aproximadamente ) 3 anos, pois onde você faz bem feito, você só faz a manutenção que sem dúvidas é mais barata que a construção, economizando para os cofres públicos e consequentemente tendo verbas para outras obras, melhorando a cada dia a cidade”, explicou.

Disse que, este ano, a Secretaria atuou em muitas áreas e com bastante afinco. “Com o passar dos meses nós fomos implantando alguns processos dentro da Secretaria de Obras  para aproximar mais os servidores da população. Um desses processos, que muito nos gratifica é que hoje você tem um problema na rua e precisa falar conosco, temos um número de whatsapp que a população envia mensagens e fotos, isso fez com que (além da aproximação) a população confiasse mais no nosso trabalho e se sente mais participativa do processo. Mostrando que o processo também pode ser mais humano”, observa.

“Não podemos deixar de comentar que o telefone do Secretário é aberto também, ficando mais rápido o atendimento. E a cada dia melhora a conexão, Secretaria de Obras e população”, informa.

Sobre o trabalho em parceria com a Sejus, ele explicou que o projeto foi uma importante parceria para o município, tendo à frente à Secretaria de Obras (projeto subsidiado integralmente pela Secretaria de Obras) “então, equipamentos, ferramentas, alimentação, diária de agentes e outros são por nossa conta. A Secretaria e o Poder Judiciário firmaram o convênio, mas todo o subsídio do projeto é feito com o orçamento do Município, através da Secretaria de Obras. Estamos com o resultado positivo, você pode ver nas ruas. O custo benefício é maravilhoso e o tempo rápido do serviço é sem dúvidas, espetacular! Temos planos de ampliar e melhorar o efetivo de mão de obra para o próximo ano, para a manutenção dos canteiros para que fique melhor e mais rápida”, comentou Laercio.

Ele agradeceu aos parlamentares na destinação de recursos para a Secretaria de Obras, “pois aqui nós executamos bem e damos a transparência, mostramos para o país, os investidores (os parlamentares) ficam animados, investindo mais e também nos trazendo mais investidores”, comenta.

O secretário exemplifica que, se o parlamentar trás um investimento e este fica parado por anos, transforma em prejuízo e com isso ele não investe mais. “Mas ao realizar de prontidão, o parlamentar auxilia ainda mais. E é isso que esta acontecendo. Temos vários planejamentos, vários recursos para 2024, entre eles alguns quilômetros de pavimentação e drenagem com recursos de parlamentares estaduais e também temos engatilhados recursos com senadores, no total de quase 20 quilômetros. Também temos planos para iluminação de led cerca de 4 bairros com recursos próprios e resolução de problemas crônicos antigos, da mesma maneira que fizemos neste ano, com qualidade para ter apenas a manutenção, construindo apenas uma vez”, citou.

 

Sobre especulação de sua possível pré-candidatura vereador, ele disse que encara de maneira natural, “pois o meu objetivo é fazer o melhor para o município, claro que faço parte de um grupo político  e se precisarem de mim, estarei à disposição. Mas neste momento eu sei da minha importância para a Secretaria de Obras e estou focado nela, nos 100 mil vilhenenses. Mas no momento é só trabalhar para a população”, conta.

Projetos para 2024

Ele informou o possível asfaltamento total do bairro Embratel, com o auxílio de parlamentares com recursos para a pavimentação dos deputados Luizinho Goebel, Ezequiel Neiva, senador Marcos Rogério e o deputado federal Lúcio Mosquini, “são quase 10 milhões de reais destinados para a drenagem e pavimentação do Embratel, Embratelzinho, Belém, Belenzinho, setor 29, entre outras ruas que ficaram para trás, vamos fazer o fechamento delas com execução direta”, anunciou.

Segundo ele, além dos recursos do projeto Calha Norte – que foi licitada agora e tem 2 lotes de quase 7 milhões de reais que foram solicitados dia 16/01 que vai pegar o trecho da UBS Cristo Rei até a 1.705 e mais algumas ruas, além do setor 22.

“São todas propostas cadastradas, aprovadas, aguardando só o projeto e a licitação”, disse ele.

Por fim,  ele reafirmou que a população vilhenense pode esperar o melhor da gestão e da Secretaria de Obras: “estaremos caminhando lado a lado e, juntos, vamos fazer uma Vilhena melhor”, finalizou o secretário.

 

 

 

Por Fernanda Vaccari

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias