Mídia Rondônia – Na noite deste domingo (7), atores rondonienses venceram o Emmy 2023, maior prêmio da TV americana. O anúncio foi feito pela ativista e uma das participantes do filme “Território”, Ivaneide Bandeira.
Neidinha exibiu em suas redes sociais o troféu. Ela disse que “o filme representa muito para os povos indígenas, representa muito para a nossa luta por território. Esse prêmio é para o Brasil”, revelou emocionada.
Além da atriz, participaram do documentário Txai Suruí, Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau e Gabriel Uchida.
O documentário mostra a luta de indígenas Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras. Durante 1h24m de duração, o público entra nas rotinas de Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau e da ativista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha.Eles ajudam a traçar a linha narrativa.
O documentário mostra como Bitaté recebe a missão de ser uma nova liderança para seu povo na luta contra o desmatamento ilegal, queimadas, invasão e grilagem.
Uma das cenas mostra o jovem liderando uma fiscalização dentro da terra indígena. Durante patrulhamento, ele e os parentes flagraram um homem armado, suspeito de invasão de terras, dentro da floresta.