22.7 C
Porto Velho
1 agosto 2026

Deputada é cassada por pagar harmonização facial com dinheiro público

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou, por unanimidade, o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) por uso de verba pública de campanha eleitoral para procedimento estético durante as eleições de 2022.

Na sessão plenária, os desembargadores e juízes citaram “provas robustas”, rejeitaram a prestação de contas da parlamentar e acataram solicitação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pedia a cassação.

De acordo com a ação, a deputada usou verba pública destinada à campanha eleitoral para realizar uma harmonização em 2022, quando foi eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Durante a sessão no TRE-AP, foi apresentado o depoimento de cirurgião-dentista que confirma ter realizado o procedimento e recebido pagamento da deputada. O MPE também apresentou recibos no valor total de R$ 9 mil.

A Agência Brasil entrou em contato com a parlamentar e aguarda um posicionamento acerca da decisão do tribunal.

Silvia Waiãpi, de nome civil Silvia Nobre Lopes, tem 48 anos e é natural de Macapá. Nas redes sociais, ela se declara mãe, avó, indígena, militar e republicana conservadora. Graduada em fisioterapia, a parlamentar comandou a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) no governo de Jair Bolsonaro.

Em 2023, o nome da deputada foi incluído em inquérito que apura os atos que resultaram na invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) em 8 de janeiro de 2023.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Psol confirma Luiz Teodoro como vice de Netto

A Executiva Estadual da Federação PSOL/Rede confirmou, durante reunião...

PP abandona Flávio e ficará neutro na eleição presidencial

O Partido Progressistas (PP) não fará convenção nacional. A decisão...

Primeira promotora trans do Brasil toma posse

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) empossou nesta sexta-feira...

MDB perde candidato ao Senado em RO

O senador Confúcio Moura confirmou nesta sexta-feira (31) que...

Passageira denuncia e tarado é preso em ônibus de RO

Um homem que teve a sua identidade não divulgada...

Homem invade UBS e esfaqueia companheira diante de pacientes

Caique Galvão do Carmo, de 30 anos, foi preso...

PT e PSOL reafirmam aliança com Netto e Teodoro

Mídia Rondônia  - A aliança entre o Partido dos...