25 C
Porto Velho
7 maio 2026

Justiça impede Governo de descontar salários de servidores que estão de licença para concorrer

Mídia Rondônia – A Justiça sustou a inovação do Governo de Rondônia que decidiu punir, com desconto nos salários, os servidores públicos que pediram licença para concorrer nas eleições de outubro.

Apesar do direito garantido em leis, o Governo, através do superintendente estadual de Gestão de Pessoas, determinou que os gestores de órgãos públicos promovam o “desconto da remuneração dos servidores que solicitarem a desincompatibilização do cargo público para fins eleitorais”.

O Solidariedade, presididido em Rondônia pelo ex-conselheiro do TCE, Benedito Alves e através do advogado Edirlei Souza, impetrou mandado de segurança requerendo ao Judiciário a suspensão do ato que estava prejudicando dezenas de servidores. Nesta sexta-feira (19), o desembargador Edenir Sebastião A. da Rosa atendeu o pedido. “A suspensão dos pagamentos dos vencimentos está equivocada, uma vez que os servidores que se desincompatibilizaram para cumprir a exigência da Lei Complementar n.64/90”, narra a peça inicial.

O desembargador concordou e concedeu medida liminar. “Quanto à plausabilidade do direito, constata-se que o que estabelece a Lei Complementar n. 64/90, disciplina o afastamento/licença do servidor para fins de atividade política. Quanto ao risco de dano, é certo que encontra-se presente, já que os servidores podem estar sujeitos a suspensão da remuneração durante o período que é necessário para que promovam a desincompatibilização de cargo público para fins eleitorais. Desse modo, verifico que estão preenchidos os pressupostos autorizadores para deferir a liminar pleiteada”, disse. As informações são do Rondoniagora.

Veja decisão:

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

RO rejeita reduzir ICMS e diesel ameaça economia

A proposta do governo federal prevê uma redução temporária...

PF amanhece na porta do presidente do PP, senador Ciro Nogueira

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7) mais uma...

Quinta-feira (7) com chuvas isoladas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte nesta...

Mulher esfaqueia cabeleireiro por corte franja do Cebolinha

Uma mulher de 27 anos foi presa na tarde...

Condenado por tráfico é preso após investigação em RO

Uma apuração de ameaça envolvendo violência doméstica levou policiais...

Preso com medicamentos no Paraguai, coronel é exonerado em RO

O Governo de Rondônia exonerou nesta quarta-feira (5) o...

Ativista denuncia clínicas de “cura gay”

A ativista e influenciadora Fabíola Lemos denunciou práticas de...

Chupinguaia terá paralisação contra desmonte salarial

Servidores públicos de Chupinguaia (RO) anunciaram a realização de...