27 C
Porto Velho
17 março 2026

Detran intensifica blitz em Rondônia

Com o objetivo de sensibilizar condutores sobre os riscos da mistura de álcool e direção para maior segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) intensifica ações educativas.

A nova Campanha “Álcool x Direção” tem como propósito a redução dos índices de sinistros provocados pela combinação álcool e direção. O projeto é voltado para condutores de veículos automotores, devidamente habilitados das categorias A e B.

A Escola Pública de Trânsito (EPTran) realizou blitz com caráter educativo nas avenidas Rafael Vaz e Silva e Duque de Caxias, em Porto Velho, na noite da quinta-feira (1°) onde abordou 110 condutores de veículos. A ação foi realizada com a parceria da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

O diretor da EPTran, Welton Ribeiro explica que, a metodologia utilizada nesta campanha destaca os erros intencionais e evitáveis dos usuários das vias, caracterizados como comportamentos de risco, principalmente no que concerne aos limites de velocidade, consumo de álcool e outras substâncias psicoativas. “Também destacamos a utilização correta dos dispositivos de segurança, sensibilizando e conscientizando os condutores de veículos automotores e motociclistas, sobre os danos morais e materiais que são causados por condutores alcoolizados.”

O consumo de bebidas alcoólicas e a condução de veículos é uma combinação criminosa, com consequências devastadoras para a vida de muitas pessoas. Os dados do Anuário Estatístico de Trânsito 2023 do Detran-RO corroboram essa afirmação, evidenciando a importância de discutir esse tema e intensificar as campanhas educativas. ”Um dos principais destaques do Anuário é a alta incidência de sinistros com fator humano, sendo que o consumo de álcool é um dos fatores essenciais que comprometem a capacidade cognitiva do condutor, aumentando significativamente o risco de erros na direção”, frisou o diretor-geral do Departamento, Sandro Rocha.

O diretor-geral ressalta que os dados estatísticos alertam sobre a gravidade do problema da bebida e direção. “É fundamental que todos os setores da sociedade se unam para combater esse crime e construir um trânsito mais seguro para todos. Estamos intensificando as ações de educação e fiscalização de trânsito em todo o âmbito do Estado de Rondônia, demonstrando à população que as escolhas corretas e prudentes são fundamentais para proteger a vida de todos no trânsito.”

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Execução de PM pode ter ligação com ciúmes do marido

A soldada Gisele Alves Santana, encontrada morta com um tiro...

Decisão histórica: canabidiol gratuito é garantido em RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou constitucional...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (17), indica...

Pai morre após carreta conduzida pelo filho capotar em RO

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último...

Criança é atingida por hélice de barco em balneário de RO

Uma criança de 11 anos ficou gravemente ferida após...

Flávio Bolsonaro e Nikolas surgem em celular de Vorcaro

O cerco em torno das conexões políticas do Banco...

Delegada é presa por suspeita de ligação com o PCC

A Justiça de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (16),...

Flávio Bolsonaro é denunciado por vídeo falso

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do...