27 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Detran intensifica blitz em Rondônia

Com o objetivo de sensibilizar condutores sobre os riscos da mistura de álcool e direção para maior segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) intensifica ações educativas.

A nova Campanha “Álcool x Direção” tem como propósito a redução dos índices de sinistros provocados pela combinação álcool e direção. O projeto é voltado para condutores de veículos automotores, devidamente habilitados das categorias A e B.

A Escola Pública de Trânsito (EPTran) realizou blitz com caráter educativo nas avenidas Rafael Vaz e Silva e Duque de Caxias, em Porto Velho, na noite da quinta-feira (1°) onde abordou 110 condutores de veículos. A ação foi realizada com a parceria da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

O diretor da EPTran, Welton Ribeiro explica que, a metodologia utilizada nesta campanha destaca os erros intencionais e evitáveis dos usuários das vias, caracterizados como comportamentos de risco, principalmente no que concerne aos limites de velocidade, consumo de álcool e outras substâncias psicoativas. “Também destacamos a utilização correta dos dispositivos de segurança, sensibilizando e conscientizando os condutores de veículos automotores e motociclistas, sobre os danos morais e materiais que são causados por condutores alcoolizados.”

O consumo de bebidas alcoólicas e a condução de veículos é uma combinação criminosa, com consequências devastadoras para a vida de muitas pessoas. Os dados do Anuário Estatístico de Trânsito 2023 do Detran-RO corroboram essa afirmação, evidenciando a importância de discutir esse tema e intensificar as campanhas educativas. ”Um dos principais destaques do Anuário é a alta incidência de sinistros com fator humano, sendo que o consumo de álcool é um dos fatores essenciais que comprometem a capacidade cognitiva do condutor, aumentando significativamente o risco de erros na direção”, frisou o diretor-geral do Departamento, Sandro Rocha.

O diretor-geral ressalta que os dados estatísticos alertam sobre a gravidade do problema da bebida e direção. “É fundamental que todos os setores da sociedade se unam para combater esse crime e construir um trânsito mais seguro para todos. Estamos intensificando as ações de educação e fiscalização de trânsito em todo o âmbito do Estado de Rondônia, demonstrando à população que as escolhas corretas e prudentes são fundamentais para proteger a vida de todos no trânsito.”

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sábado com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A expectativa é de chuvas intensas em todos os...

Justiça proíbe bloqueios de invasores de terra na BR-364

A  1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia concedeu tutela...

Trump estuprou menina de 13 anos, dizem arquivos do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou, nesta...

Namorado de delegada ligada ao PCC vai para presídio federal

A Polícia Civil de São Paulo transferiu Jardel Neto...

Deputada alerta para colapso da cadeia do leite em RO

Diante da forte queda na produção de leite e...

Homem é preso em RO por abusar de criança desde os 9 anos

A Polícia Civil de Rondônia cumpriu, nesta sexta-feira (30),...

Polícia de RO recupera carro alugado com fraude perto da Bolívia

As forças de segurança de Rondônia recuperaram um veículo...