25 C
Porto Velho
2 maio 2026

Programa Vizinhança Solidária é aprovado em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 579/2024, de autoria do deputado estadual Jesuíno Boabaid (PSD), que institui o Programa Vizinhança Solidária. O programa tem como objetivo fomentar a segurança comunitária com a colaboração entre moradores e a Polícia Militar e visa prevenir e reduzir a criminalidade nos bairros e comunidades do estado.

Na justificativa do projeto, o deputado esclareceu que o Programa Vizinhança Solidária será de adesão voluntária pelos moradores de cada rua, bairro ou região e contará com orientação, apoio e acompanhamento da Polícia Militar, que atuará por meio do batalhão, companhia ou outra unidade responsável pelo policiamento local. A implementação do programa será realizada em parceria entre a Polícia Militar e um representante dos moradores, além da participação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região.

Entre as ações previstas, a Polícia Militar promoverá reuniões e palestras periódicas para orientar os moradores sobre ações comunitárias preventivas e medidas de segurança. Eventuais custos com a aquisição de placas identificadoras, equipamentos de segurança ou melhorias em condomínios, casas ou estabelecimentos serão suportados pelos particulares integrantes do programa.

O projeto prevê ainda que o representante dos moradores deverá informar à PM sobre os locais e horários de maior incidência de delitos na região.

De acordo com o deputado Jesuíno Boabaid, as ações previstas no Programa Vizinhança Solidária têm o potencial de inibir a prática de delitos ao envolver ativamente a comunidade na segurança pública.

O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e agora segue para sanção governamental.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pré-candidatos do PSOL são apresentados em congresso de educação

Os pré-candidatos do PSOL em Rondônia participaram, na tarde...

Único parlamentar de RO, Confúcio vota com Lula contra golpistas

O senador Confúcio Moura foi o único representante da...

Motorista é preso com drogas escondidas em pneus em RO

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante...

Feriado do Trabalhador com previsão de chuva em RO

A previsão do tempo para esta sexta-feira (1º) na...

Pré-candidatos do PSOL intensificam agendas em RO

Os pré-candidatos ao Governo de Rondônia e ao Senado,...

Governo de RO paga servidores nesta quinta-feira (30)

O Governo de Rondônia efetuou, nesta quinta-feira (30), o...

Joice chama Flávio Bolsonaro de ladrão: “O mais corrupto dos filhos”

A ex-deputada federal Joice Hasselmann fez novas declarações públicas...

Foragido morre em confronto com a polícia em RO

Um criminoso foragido do sistema prisional, com mais de...