23 C
Porto Velho
7 fevereiro 2026

Candidatos ligados à educação enfrentam derrota no Cone Sul de Rondônia, expondo crise de apoio sindical e enfraquecendo a representação trabalhista

Mídia Rondônia – A recente eleição municipal no Cone Sul de Rondônia foi marcada por uma significativa derrota de candidatos ligados à educação, muitos dos quais relataram a falta de apoio da classe docente e sindical como um dos principais motivos para o fracasso nas urnas. A ausência de representantes eleitos da classe trabalhadora e o enfraquecimento do movimento sindical revelam um cenário desafiador para os profissionais da educação nos sete municípios que compõem a região.

Entre os candidatos não reeleitos estão Valdecir Sapata, vereador de Cerejeiras, e a Professora Vivian, de Vilhena, ambos conhecidos por sua atuação em defesa dos interesses educacionais e trabalhistas. A perda de seus mandatos deixa um vácuo na representação sindical e trabalhista nas Câmaras Municipais, levantando preocupações sobre o futuro da defesa dos direitos dos profissionais da educação.

Outros candidatos da área educacional também enfrentaram votações inexpressivas, algo que muitos atribuem à falta de apoio efetivo das lideranças sindicais, que optaram por não se envolver diretamente nas campanhas. Para muitos, esse desengajamento representa um abandono da classe trabalhadora, e alguns educadores expressaram que se sentem “desamparados e sem voz”.

A derrota nas urnas trouxe à tona a necessidade de uma reflexão profunda sobre a postura dos dirigentes sindicais em relação ao apoio de seus candidatos. Especialistas destacam que, para fortalecer o movimento sindical e garantir uma presença atuante na política municipal, os sindicatos precisam desempenhar um papel mais proativo nas campanhas eleitorais, apoiando candidatos que defendam, de fato, os interesses da classe trabalhadora.

Para muitos educadores e sindicalistas, é fundamental que as lideranças sindicais se posicionem de maneira mais assertiva nas próximas eleições, garantindo uma base sólida de apoio para candidatos alinhados aos interesses da categoria. Essa mudança é vista como essencial para restabelecer a confiança dos trabalhadores da educação e garantir que suas vozes sejam ouvidas nas esferas de decisão.

A ausência de representantes no Cone Sul deixa uma lacuna significativa que precisa ser preenchida por meio de uma reorganização do movimento sindical, de modo que os professores e demais profissionais da educação voltem a se sentir representados e apoiados.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Professora de Direito é morta a facadas por aluno em RO

A professora do curso de Direito, Juliana Mattos de...

Mensagem de celular revela tortura e estupro em delegacia

Mensagens vazadas de um celular funcional da Delegacia da Polícia...

Vírus animais ameaçam o mundo com nova pandemia

Cientistas alertaram para o risco de dois vírus de...

Com salários de até R$ 14 mil, Unir abre concurso para professores

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) publicou nesta quarta-feira...

Sexta-feira com alerta de chuvas intensas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Cláudia de Jesus não votou em lei de perdão bilionário

A deputada estadual Cláudia de Jesus foi citada por...

Flávio Bolsonaro teria oferecido R$ 5 mi para acusar Lula

A sessão que marca a retomada dos trabalhos da...