29 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

Dirigente convoca servidores para mobilização em Vilhena e diz que luta por valorização é todos

A diretora da Regional Cone Sul do Sintero, professora Lívia Maria, divulgou um vídeo nas redes sociais convocando a categoria para participar da mobilização programada para esta segunda-feira (17), a partir das 7h, em Vilhena. A manifestação pacífica ocorrerá durante o lançamento oficial do ano letivo da rede estadual de 2025, evento que contará com a presença do governador Marcos Rocha, da secretária de Educação, Ana Pacini, além de deputados e vereadores.

Além da mobilização de rua, será realizada uma assembleia geral na sede do sindicato, localizada na avenida Capitão Castro, no centro da cidade. Na ocasião, os dirigentes do Sintero repassarão os informes sobre a reunião realizada com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no último dia 10, em Porto Velho.

No vídeo, Lívia Maria destacou que, apesar do reajuste na gratificação dos docentes obtido em 2024, o sindicato continua cobrando avanços no plano de valorização para 2025. Ela criticou a postura do governo estadual na negociação com a categoria, classificando a última reunião com a Seduc como uma “enrolação”. Segundo a diretora, não houve acordo em relação às principais reivindicações, como o pagamento do auxílio-alimentação e transporte para os servidores, além do reajuste de titularidade, que está atrasado.

“Inúmeras outras pautas estão paradas. O governo tem nos enrolado. As pautas são levadas para a mesa e voltam sem nenhum retorno”, afirmou Lívia Maria, reforçando a importância da mobilização no dia mais simbólico para a educação: a abertura do ano letivo.

Ela ressaltou que a categoria precisa se unir e lutar para ser valorizada. “É preciso fazer sacrifício para ser reconhecido. Meio dia de aula pode ser reposto depois, mas a nossa valorização precisa ser cobrada agora. O profissional da educação precisa ter consciência dos seus direitos e reivindicar. O Sintero somos nós, e o governo só dará atenção quando nossa classe estiver unida e mobilizada”, declarou.

A direção do Sintero reforça o convite para que os servidores compareçam à mobilização e participem ativamente das discussões sobre o futuro da educação em Rondônia.

Veja o vídeo

 

Pautas de negociação

A imediata implantação do piso salarial nacional para os professores, sendo o limite da implantação em folha de pagamento no mês de março com retroativo a janeiro. Que seja garantindo também, o mesmo percentual aos técnicos educacionais.

Além da implantação do piso no mês de março, e o mesmo percentual para os técnicos, aguardamos uma resposta o mais rápido o possível em relação aos demais itens da pauta que tem como prioridade; Aumento do auxílio alimentação, equiparado as demais secretarias;

– Implantação do auxílio transporte, na proporção de quatro passagens para os que    laboram em dois períodos, e duas passagens para aqueles que fazem um período, sendo o valor tarifário de Porto Velho; Aumento do percentual das titularidades; Efetivação do concurso público.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...

Câmeras registram assalto violento a posto em RO

Um assalto violento foi registrado na madrugada do dia...

Influenciador é preso em flagrante em Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia prendeu o influenciador João...

Domingo nublado e com pancadas de chuva em RO

O domingo (1) será de tempo instável em grande...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...

Campeão de fisiculturismo morre aos 38 anos

Jason Lowe, fisiculturista que participou duas vezes do Mr...