28 C
Porto Velho
5 fevereiro 2026

“Ainda Estou Aqui” concorre ao Oscar em três categorias neste domingo

 Neste domingo(2), enquanto o Brasil celebra o Carnaval, o cinema nacional também vive um momento histórico. O longa-metragem “Ainda Estou Aqui” concorre ao Oscar em três categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. O filme, que pode sair vencedor neste domingo (2), marca a primeira vez que uma produção inteiramente brasileira disputa a categoria principal da maior premiação do cinema mundial. Embora coproduções brasileiras já tenham conquistado a estatueta, nunca um longa inteiramente nacional venceu o Oscar. Com “Ainda Estou Aqui”, o Brasil tem chances reais de mudar essa história.

Outro grande destaque é a possibilidade de o país finalmente conquistar o Oscar de Melhor Atriz. Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada por “Central do Brasil”, mas perdeu para Gwyneth Paltrow. Agora, sua filha, Fernanda Torres, concorre na mesma categoria e é apontada como uma das favoritas, segundo previsão do The New York Times. Para muitos brasileiros, este é o momento de “vingança” da mãe pela filha na premiação.

Segundo a CNN Brasil, combinando a expectativa pelo Oscar com a efervescência do Carnaval, a celebração já começou. Mesmo com Fernanda Torres pedindo moderação nas comemorações, a empolgação já tomou conta das ruas e das redes sociais. Perfis compartilham bandeiras do Brasil estampadas com o rosto da atriz e imagens dela recebendo o Globo de Ouro. Grafites, fantasias e memes já transformaram o nome da artista em fenômeno popular.

A esperança de vitória se intensificou ao longo da temporada de premiação. “Ainda Estou Aqui” teve sua estreia mundial no Festival de Veneza, em setembro de 2024, onde foi ovacionado e venceu o prêmio de Melhor Roteiro. Em seguida, passou por festivais prestigiados como o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) e o AFI Fest, consolidando sua força no circuito internacional. O longa ganhou ainda mais visibilidade quando foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país no Oscar, em 23 de setembro de 2024.

A caminhada até o Oscar incluiu momentos decisivos. Em dezembro, “Ainda Estou Aqui” entrou na lista de pré-indicados, e em janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz, superando concorrentes como Angelina Jolie e Nicole Kidman. A vitória reforçou sua posição como uma das favoritas ao Oscar, segundo o editor da Variety, Clayton Davis, que previu tanto sua indicação quanto a do filme.

Seguindo o protocolo da campanha pelo Oscar, o longa foi exibido em cinemas de Los Angeles e Nova York, um requisito para concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional. Em 23 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2025, confirmando “Ainda Estou Aqui” como concorrente a Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional.

A indicação de “Ainda Estou Aqui” para Melhor Filme Internacional ocorre 26 anos após a última vez que o Brasil disputou a categoria, com “Central do Brasil”, em 1999. No total, foi apenas a quarta indicação do país nesta categoria. Já a nomeação de Fernanda Torres marca a segunda vez que uma brasileira é indicada a Melhor Atriz, repetindo o feito de sua mãe.

Desde o anúncio das indicações, Fernanda Torres e o diretor Walter Salles intensificaram a campanha nos Estados Unidos e na Europa, participando de eventos e promovendo o longa para conquistar os votos dos membros da Academia.

Com uma trajetória brilhante e um histórico de premiações, “Ainda Estou Aqui” chega ao Oscar com grandes chances de levar pelo menos uma estatueta. A cerimônia acontece neste domingo (2), no Dolby Theatre, em Hollywood, com transmissão ao vivo no Brasil pela TNT e pela plataforma Max, a partir das 21h (horário de Brasília).

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Governo prorroga inscrições de concursos da Educação em RO

O governo de Rondônia prorrogou o prazo final de...

Condenado por homicídio, Bruno vai a jogo do Flamengo

O ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado a 22 anos de...

Sintero Cone Sul lamenta morte do professor Ajaj Alabi

O Sintero Regional Cone Sul manifestou profundo pesar pela...

Lutador de jiu-jitsu é acusado de assédio sexual

O lutador de jiu-jitsu André Galvão, de 43 anos, líder...

Quinta-feira com pancadas de chuva em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...

Polícia identifica autor de duplo homicídio em Vilhena

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio...

MP Militar pede expulsão de Bolsonaro do Exército

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) violou ao menos oito...

Volta às aulas: ano letivo começa segunda em RO

A Solenidade de Abertura do Ano Letivo 2026 acontece...