30 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

Urgente: deputado de Rondônia tem mandato cassado em Brasília

Mídia Rondônia – A Câmara dos Deputados oficializou, por meio do Ato da Mesa nº 209, de 29 de julho de 2025, a cassação do mandato do deputado federal José Eurípedes Clemente, o Lebrão (União Brasil-RO), em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou nova interpretação sobre a distribuição das chamadas “sobras eleitorais”. Com a medida, Rafael Fera assumirá a vaga.

A cassação de Lebrão decorre do julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7.228-ED e 7.263-ED, propostas por partidos políticos que questionaram as regras de repartição de cadeiras na Câmara com base nas eleições de 2022. Até então, apenas os partidos que atingissem o quociente eleitoral participavam da distribuição final das sobras. O STF considerou essa exigência inconstitucional e determinou que todos os partidos, independentemente do quociente, devem concorrer às vagas remanescentes.

A decisão da Corte também invalidou o artigo do Código Eleitoral que previa a entrega das vagas aos mais votados quando nenhum partido atingisse o quociente, o que modificou substancialmente a composição da Câmara dos Deputados. Por maioria, os ministros decidiram pela aplicação imediata da nova regra. Como não houve os oito votos exigidos para modulação dos efeitos, a decisão foi aplicada de forma retroativa.

Além de Lebrão, outros seis parlamentares perderam seus mandatos em razão das retotalizações feitas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) após a decisão do STF. São eles: Gilvan Máximo (Republicanos/DF), Augusto Puppio (PDT/AP), Lázaro Botelho (PP/TO), Professora Goreth (MDB/AP), Silvia Waiãpi (PL/AP) e Sonize Barbosa (PL/AP).

O ato foi assinado pela Mesa Diretora da Câmara com base no artigo 55, inciso V, e parágrafo 3º da Constituição Federal, após parecer emitido pela Corregedoria Parlamentar. A medida oficializa o cumprimento da decisão judicial e dá início ao processo de diplomação e posse dos novos parlamentares conforme os resultados atualizados da Justiça Eleitoral.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pedófilo elogiou Bolsonaro em email: “the real deal”

Uma troca de e-mails atribuída a Jeffrey Epstein e...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...

Câmeras registram assalto violento a posto em RO

Um assalto violento foi registrado na madrugada do dia...

Influenciador é preso em flagrante em Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia prendeu o influenciador João...

Domingo nublado e com pancadas de chuva em RO

O domingo (1) será de tempo instável em grande...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...