26 C
Porto Velho
28 setembro 2026

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada vez mais buscadas por pessoas que desejam emagrecer de forma rápida, muitas vezes sem orientação médica e sem nenhum critério.

Diante da procura desenfreada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a compra e consumo desses medicamentos. Segundo a Anvisa, a venda e o uso de canetas emagrecedoras falsas representam um sério risco à saúde e é considerado um crime hediondo no país.

A farmacêutica Natally Rosa esclarece que o uso de versões manipuladas ou de origem desconhecida é uma prática perigosa.

“Uma pessoa que ela se submete, que ela é exposta ao uso de um medicamento fora dessas regulamentações, os riscos dela, com certeza, estão exacerbados. Desde a ausência de uma resposta ideal, como as contaminantes.”

A farmacêutica destaca o que observar na embalagem e no produto para conferir sua autenticidade:

“Temos alguns sinais. A própria embalagem já chama a atenção, já que as bulas são de fácil acesso na internet. Então, qual é a apresentação física dessa embalagem? De que forma que ela se apresenta? Como está o rótulo? O rótulo está no idioma do Brasil? Do nosso idioma aqui? Não deve estar em outras línguas, por exemplo. Existe lote e validade de fácil acesso? Você consegue identificar? A leitura, a descrição do medicamento, o princípio ativo, ela precisa estar bem legível. Todas as informações precisam estar bem claras.”

Ela também chama a atenção para valores: preços muito abaixo do praticado no mercado são sinal de alerta grave. O medicamento só é vendido com apresentação e retenção da receita médica.

 Agência Brasil

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Homem é preso em aeroporto com frascos de tirzepatida

A Polícia Federal prendeu em flagrante, no sábado (26),...

Flávio diz sofrer “tentativa de homicídio” após arremesso de ovos

O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL)...

Irmão é preso suspeito de matar a própria irmã em RO

A Polícia Civil concluiu que João Vitor dos Santos...

Mulher é presa com cocaína nas partes íntimas em presídio de RO

Uma jovem de 27 anos foi presa por policiais...

Deolane mantém cabelo hidratado e unhas feitas na prisão

Dayanne Bezerra relatou detalhes de uma visita à irmã,...

Procurada pela família, jovem é presa com droga em Vilhena

Uma jovem de 24 anos, que era procurada por...

Domingo de calor e chuva isolada em Rondônia

Rondônia deve ter um domingo (27) de tempo instável,...

Fasa reúne acadêmicos em workshop sobre Direitos Humanos e Saúde

Mídia Rondônia - A Faculdade Santo André (Fasa) realizou,...