27 C
Porto Velho
3 maio 2026

Pagou, entrou: Medicina em RO vira vexame nacional

Rondônia voltou a figurar negativamente no cenário nacional do ensino superior após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os dados, tornados públicos nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, pelo Ministério da Educação (MEC), revelam um quadro preocupante: quatro cursos de Medicina em funcionamento no estado foram reprovados, reforçando críticas recorrentes sobre a baixa qualidade do ensino oferecido por instituições privadas onde, segundo denúncias frequentes, quem paga, entra.

Em meio ao vexame, apenas o curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir) escapou do mau desempenho e não apareceu entre os reprovados, sendo a única instituição do estado a se manter fora da lista de cursos com avaliação insatisfatória.

As instituições rondonienses que tiveram desempenho abaixo do nível mínimo considerado adequado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram: o Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA), em Porto Velho, com conceito 2; o Afya Centro Universitário de Porto Velho, também com conceito 2; a Faculdade Metropolitana (UNNESA), localizada na capital, que recebeu conceito 1, o mais baixo da escala; e a Faculdade UNINASSAU Vilhena, no Cone Sul do estado, que obteve conceito 2.

Os conceitos 1 e 2 são classificados como insatisfatórios e colocam automaticamente os cursos na lista de instituições sujeitas a sanções administrativas, que podem incluir restrições para novos vestibulares, redução de vagas e até processos mais severos de supervisão por parte do MEC.

O Enamed é uma avaliação anual criada para medir tanto o desempenho acadêmico dos estudantes quanto a qualidade da formação médica oferecida pelas faculdades em todo o país. Esta foi a primeira edição do exame, aplicada em outubro de 2025, com a participação de 351 cursos de Medicina. Segundo o balanço oficial do MEC e do Inep, cerca de 30% das instituições avaliadas em todo o Brasil tiveram desempenho considerado ruim, um dado que acendeu o alerta sobre a expansão descontrolada de cursos médicos, especialmente no setor privado.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Coronel da PM de RO é preso com mounjaro do Paraguai

O tenente-coronel da Polícia Militar de Rondônia, Davi Machado...

Empregados que mataram o patrão vão a júri em RO

Três pessoas irão a júri popular pela morte do...

Preso médico que filmava estupros de adolescentes

Um médico condenado por crimes sexuais contra pacientes foi...

Após morte de enteado de 8 anos, padrasto é executado a tiros

Luan Henrique Silva de Almeida, de 31 anos, conhecido...

Namorado usa foice para decepar mãos da companheira

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em...

Servidores convocam protesto contra projeto em Chupinguaia

Servidores das áreas da educação e da saúde de...

Homem é detido em Rondônia após ameaçar pré-candidato

Na noite de quinta-feira (30 de abril), um homem...

Juiz rondoniense é expulso da magistratura por humilhar colegas

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) decidiu demitir...