25 C
Porto Velho
4 outubro 2026

Anvisa aprova primeira caneta de semaglutida genérica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro genérico da semaglutida, substância usada no controle do diabetes tipo 2 e na perda de peso. O registro foi concedido à EMS, que vai comercializar o produto sob o nome Ozivy.

Até a chegada da semaglutida sintética da EMS, não havia possibilidade de produzir um medicamento genérico do Ozempic, por se tratar de um medicamento biológico. A nova formulação desenvolvida pela farmacêutica permite a fabricação de uma versão genérica do princípio ativo.

A EMS ainda não informou quando a caneta injetável começará a ser comercializada nem qual será seu preço. Pela legislação, os medicamentos genéricos devem ser, no mínimo, 35% mais baratos que os de referência.

O registro concedido à EMS inclui quatro apresentações: 1,34 mg/mL, caneta de 1,5 mL com aplicador e seis agulhas; 1,34 mg/mL, kit com duas canetas de 1,5 mL, dois aplicadores e dez agulhas; 1,34 mg/mL, caneta de 3 mL com aplicador e quatro agulhas; 1,34 mg/mL, kit com duas canetas de 3 mL, dois aplicadores e oito agulhas.

Com a autorização sanitária, a empresa ainda precisa estabelecer o cronograma de produção e distribuição, além de definir o preço do produto. Essas etapas ainda não têm prazo divulgado.

A chegada de uma versão genérica deve aumentar a concorrência entre as farmacêuticas que disputam o mercado de semaglutida. A substância ganhou forte demanda no Brasil com a expansão dos tratamentos para obesidade, enquanto a oferta ainda é concentrada nos medicamentos de referência.

Anvisa aprova primeira caneta de semaglutida genérica do país
Anvisa aprova primeira caneta de semaglutida genérica do país. (Foto: Reprodução)

Germed também obtém registro de medicamento similar

A Germed também recebeu autorização para comercializar um medicamento similar à base de semaglutida.

Assim como os genéricos, os medicamentos similares têm o mesmo princípio ativo, concentração, eficácia, segurança e qualidade do produto de referência. A principal diferença é que podem apresentar alterações em aspectos como excipientes, embalagem, rotulagem e prazo de validade.

O registro contempla as mesmas quatro apresentações: 1,34 mg/mL, caneta de 1,5 mL com aplicador e seis agulhas; 1,34 mg/mL, kit com duas canetas de 1,5 mL, dois aplicadores e dez agulhas; 1,34 mg/mL, caneta de 3 mL com aplicador e quatro agulhas; 1,34 mg/mL, kit com duas canetas de 3 mL, dois aplicadores e oito agulhas.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Lula pode vencer no 1º turno

As campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Joliane Fúria aparece em 3º para federal

Mídia Rondônia - A candidata a deputada federal Joliane...

Colisão deixa dois mortos e 6 feridos na BR-364 em RO

Uma ultrapassagem indevida é a possível causa da colisão...

Eleitos reforçam compromisso após vitória em Pimenta Bueno

Mídia Rondônia - A Regional Apidiá do Sintero divulgou...

Cabos eleitorais de deputado são presos com R$ 30 mil nas meias

Dois cabos eleitorais ligados ao deputado federal Antonio Carlos...

Motosserra e moedor: julgamento de modelo choca Hong Kong

Uma motosserra, um martelo e um moedor de carne...

Caminhonete com 100 kg de drogas é apreendida em RO

Mais de 100 kg de drogas foram retirados de...

Hildon garantirá acesso à moradia e à propriedade rural

O ex-prefeito de Porto Velho e candidato ao Governo...