26/11/2019 às 11h36min - Atualizada em 26/11/2019 às 11h36min

Estudantes do Ifro conhecem projeto de sustentabilidade em Cerejeiras

Alunos do Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste visitaram a Associação de Catadores de Reciclagem de Cerejeiras (Assoccer) e a Implantação do Sistema de Esgoto Sanitário do Município. A atividade aconteceu na última sexta-feira (22) e marcou o conhecimento de projetos de sustentabilidade desenvolvido no município de Cerejeiras, através do Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semagri) em pareceria com a Associação de Catadores de Reciclagem de Cerejeiras (Assoccer).

Na Assoccer, os alunos assistiram a uma palestra sobre preservação ambiental, acompanharam a seleção dos materiais recolhidos, viram como é feita a prensa para armazenamento e também puderam tirar suas duvidas por meio de questionamentos sobre a comercialização dos resíduos.

A presidente da Associação dos Catadores de Cerejeiras Rosana da Silva Vieira, em sua fala disse que o choque de realidade proporcionado pelo encontro é um ponto de partida para que os estudantes entendam que a responsabilidade sobre o resíduo não é só do poder público. De acordo com ela, o tema exige um debate mais amplo na sociedade, que não deveria estar restrito a campanhas em datas isoladas, como a Semana de Meio Ambiente ou o Dia Internacional da Água.

“Vivemos em uma sociedade consumista, que desperdiça muito e é muito mal educada. Não faz nem a própria segregação do material dentro de casa e, muitas vezes, o lança nas ruas. Essa atitude independe da classe social ou de outros fatores. Esse lixo vai entupir os bueiros e contaminar mananciais, sendo que poderia ser reaproveitado, reutilizado ou reciclado”, enfatizou Rosana.



Os alunos de Colorado também estiveram realizando visita técnica à Implantação do Sistema de Captação e Tratamento de Esgoto Sanitário. Acompanhado da Professora Edilene Pereira, Professor José Elias e do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Danilo Marth, os alunos conheceram o sistema de Captação e Tratamento de Esgoto Sanitário de Cerejeiras.

A visita faz parte das atividades da disciplina Saneamento Ambiental, ministrada pelos professores do Ifro Campus Colorado. Os alunos foram recepcionados pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Danilo Marth.

Danilo Marth conduziu a visita e explicou aos alunos todas as etapas de tratamento de esgoto, desde sua captação ate o processo de despejo do efluente líquido do Rio Araras. Danilo mostrou também onde os dejetos sólidos ficam armazenados, antes de serem encaminhados para o aterro sanitário.
ALUNOS DO IFRO CAMPUS COLORADO VISITAM ASSOCIAÇÃO DE RECICLAGEM E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO DE CEREJEIRAS

Os alunos disseram ter aprendido coisas que sequer imaginavam. “É de extrema importância fazemos a separação do lixo adequada para assim contribuímos para a preservação do meio ambiente”, esclarecem.

A visita foi bastante proveitosa para os alunos, pois tiveram a oportunidade de ver na prática os principais conceitos e processos abordados nas aulas teóricas da disciplina. Os alunos também conheceram a atuação do profissional técnico em meio ambiente numa estação de tratamento de esgoto.

Fonte:Wilmer Borges

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »