25 C
Porto Velho
4 maio 2026

Enfraquecida, esquerda não terá pré-candidatos a prefeito em Cerejeiras

 

Mídia Rondônia – Em Cerejeiras, a ausência de pré-candidaturas de partidos de esquerda nas eleições deste ano lança luz sobre um cenário de polarização e alianças que moldam o panorama eleitoral. Enquanto o espectro político da cidade parece inclinar-se majoritariamente para uma disputa entre o PL, representado pelo ex-prefeito Airton Gomes, e o União Brasil, tendo à frente o  jovem pré-candidato Wiveslando Neiva. Enquanto isso, as forças da esquerda encontram-se notavelmente ausentes da disputa, sem pré-candidatos a prefeito.

A polarização entre os candidatos do PL e União Brasil, respectivamente Airton Gomes e Wiveslando Neiva, evidencia um fortalecimento da direita nessas eleições. O peso do nome de Wiveslando, como filho do influente deputado Ezequiel Neiva, traz consigo uma herança política que busca se afirmar na paisagem local, enquanto Airton Gomes, representa uma continuidade para muitos eleitores, pesando ainda sua renúncia quando esteve à frente da gestão municipal.

Sapata no União Brasil

Entretanto, o que talvez seja ainda mais intrigante é o papel das alianças partidárias que estão sendo forjadas nos bastidores. O PP pode indicar o vice na chapa do PL, o que poderia fortalecer ainda mais a posição dominante deste partido na região. Por outro lado, a União Brasil e o MDB decidiram caminhar juntos, consolidando uma frente que busca desafiar a hegemonia do PL e do PP.

Nesse contexto, a figura solitária do vereador Valdecir Sapata (foto), até então a única liderança de esquerda na Câmara Municipal, ganha destaque. Sua filiação ao União Brasil, enquanto sinaliza apoio a Wiveslando Neiva, também pode ser interpretada como um movimento estratégico em um tabuleiro político onde as peças estão se realocando rapidamente. A ausência de uma candidatura de esquerda torna a eleição polarizada.

No entanto, a ausência de uma voz clara representando os ideais de esquerda deixa um vazio no debate político local, questionando até que ponto a diversidade de opiniões e perspectivas está sendo representada de maneira eficaz no processo democrático.

À medida que as eleições se aproximam, cabe aos cidadãos de Cerejeiras refletir sobre as escolhas apresentadas e considerar o impacto que cada candidatura terá não apenas em suas vidas imediatas

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Coronel da PM de RO é preso com mounjaro do Paraguai

O tenente-coronel da Polícia Militar de Rondônia, Davi Machado...

Empregados que mataram o patrão vão a júri em RO

Três pessoas irão a júri popular pela morte do...

Preso médico que filmava estupros de adolescentes

Um médico condenado por crimes sexuais contra pacientes foi...

Após morte de enteado de 8 anos, padrasto é executado a tiros

Luan Henrique Silva de Almeida, de 31 anos, conhecido...

Namorado usa foice para decepar mãos da companheira

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em...

Servidores convocam protesto contra projeto em Chupinguaia

Servidores das áreas da educação e da saúde de...

Homem é detido em Rondônia após ameaçar pré-candidato

Na noite de quinta-feira (30 de abril), um homem...

Juiz rondoniense é expulso da magistratura por humilhar colegas

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) decidiu demitir...