27 C
Porto Velho
30 abril 2026

Em comunicado, Sintero denuncia aulas parciais e perseguição a trabalhadores durante a greve

Em comunicado divulgado neste domingo (10), a Regional Cone Sul do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) denunciou que servidores temporários estão trabalhando sob forte pressão de gestores escolares e das Superintendências Regionais de Educação. Segundo o sindicato, as aulas na região estão ocorrendo de forma parcial, e muitos profissionais temporários têm medo de aderir à paralisação por receio de exoneração.

A denúncia também aponta que esses trabalhadores teriam sido informados de que teriam seus pontos cortados caso participassem da greve, conforme orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Sintero afirma que, no Cone Sul, são inúmeras as queixas de assédio e perseguição contra grevistas.

Casos mais graves, segundo o sindicato, estão ocorrendo nas Superintendências Regionais de Educação de Vilhena e Cerejeiras. Em Cabixi e Corumbiara, uma carta distribuída à comunidade escolar exaltou o trabalho de professores temporários em detrimento dos concursados, além de afirmar que as aulas seguem normalmente — informação desmentida pelo Sintero, que reforça que a realidade é de funcionamento parcial. Documento semelhante também foi denunciado pela direção do sindicato em Espigão do Oeste.

O departamento jurídico do Sintero informou que está adotando medidas judiciais para coibir as práticas de assédio e perseguição, e que os casos serão levados ao Ministério Público para garantir o livre direito de greve aos trabalhadores da educação.

A greve estadual segue por tempo indeterminado após negociações frustradas com o Governo de Rondônia, e a categoria reivindica valorização profissional, melhores condições de trabalho e respeito aos direitos dos servidores.

LEIA O COMUNICADO

 

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pré-candidatos do PSOL intensificam agendas em RO

Os pré-candidatos ao Governo de Rondônia e ao Senado,...

Governo de RO paga servidores nesta quinta-feira (30)

O Governo de Rondônia efetuou, nesta quinta-feira (30), o...

Joice chama Flávio Bolsonaro de ladrão: “O mais corrupto dos filhos”

A ex-deputada federal Joice Hasselmann fez novas declarações públicas...

Foragido morre em confronto com a polícia em RO

Um criminoso foragido do sistema prisional, com mais de...

Esquema de fraudes em frigoríficos é alvo em RO

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou na terça-feira (28)...

Chuva continua nesta quinta-feira em RO

A previsão do tempo para esta quinta-feira (30) na...

Presidente abre XVI Congresso do Sintero 2026

A cidade de Porto Velho sediou, nesta terça-feira (28),...

Trabalhadores anunciam paralisação em Chupinguaia

Profissionais da educação realizaram, no dia 27, uma reunião...