31 C
Porto Velho
14 setembro 2026

Mais de 6 mil alunos estão sem aulas em RO

Cerca de seis mil estudantes atendidos pelo Ensino Médio com Mediação Tecnológica (Medtec) estão sem aulas transmitidas há quase 15 dias em Rondônia. A interrupção ocorreu após problemas relacionados ao contrato responsável pela operação tecnológica do programa

Criado em 2016 pela Lei nº 3.846, o Medtec foi implantado para ampliar o acesso à educação em comunidades de difícil acesso no estado. O programa atende alunos de áreas rurais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além de localidades onde há carência de professores habilitados para o ensino médio.

O modelo funciona da seguinte forma: os alunos vão para a escola normalmente, mas ao invés de assistir a um professor presente, as aulas são transmitidas por internet.

As aulas são produzidas por professores especialistas. Nas unidades de ensino, os estudantes contam com o acompanhamento presencial de professores mediadores.

Natália, de 14 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio com Mediação Tecnológica e moradora da zona rural de Ariquemes (RO), relatou que, as atividades continuam sendo realizadas por meio da professora mediadora, a interrupção das transmissões afeta o aprendizado.“As videoaulas são bem explicadas e, agora, temos menos explicação do conteúdo. Uma das maiores dificuldades é perder o ritmo que tínhamos antes”, disse.

 

De acordo com a empresa responsável pela execução do programa, a suspensão das transmissões tem gerado preocupação entre estudantes, familiares e profissionais da educação, principalmente devido à importância do Medtec para garantir o acesso ao ensino em regiões isoladas.

Ainda segundo a empresa, nos últimos anos, alunos atendidos pela mediação tecnológica vêm se destacando nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em indicadores educacionais do estado. (G1)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Moradora de Vilhena pede ajuda para tratar coágulo cerebral

Mídia Rondônia - A moradora de Vilhena, no Cone...

Homem é encontrado morto após ser sequestrado em RO

O desaparecimento de Carlindo de Souza Barata, de 29...

Faltam 20 dias para as eleições

A 20 dias do 1º turno das Eleições 2026, cidadãs...

Motorista mata criança de 2 anos e acaba morto por populares

Um carro invadiu uma calçada no bairro Vergel do...

Criança de 5 anos é salva após subir em torre em RO

No sábado (12), uma criança de cinco anos foi resgatada...

É o Flávio Bolsonaro! Rejeição atinge 50%, diz pesquisa

O senador Flávio Bolsonaro (PL) alcançou 50% de rejeição...

Aliado de Mendonça é alvo da PF por corrupção nesta segunda

O deputado federal Cezinha de Madureira (PL-SP), aliado do...

Segunda-feira será de chuva e trovoadas em Rondônia

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Rondônia terá...