Cerca de seis mil estudantes atendidos pelo Ensino Médio com Mediação Tecnológica (Medtec) estão sem aulas transmitidas há quase 15 dias em Rondônia. A interrupção ocorreu após problemas relacionados ao contrato responsável pela operação tecnológica do programa
Criado em 2016 pela Lei nº 3.846, o Medtec foi implantado para ampliar o acesso à educação em comunidades de difícil acesso no estado. O programa atende alunos de áreas rurais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além de localidades onde há carência de professores habilitados para o ensino médio.
O modelo funciona da seguinte forma: os alunos vão para a escola normalmente, mas ao invés de assistir a um professor presente, as aulas são transmitidas por internet.
As aulas são produzidas por professores especialistas. Nas unidades de ensino, os estudantes contam com o acompanhamento presencial de professores mediadores.
Natália, de 14 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio com Mediação Tecnológica e moradora da zona rural de Ariquemes (RO), relatou que, as atividades continuam sendo realizadas por meio da professora mediadora, a interrupção das transmissões afeta o aprendizado.“As videoaulas são bem explicadas e, agora, temos menos explicação do conteúdo. Uma das maiores dificuldades é perder o ritmo que tínhamos antes”, disse.
De acordo com a empresa responsável pela execução do programa, a suspensão das transmissões tem gerado preocupação entre estudantes, familiares e profissionais da educação, principalmente devido à importância do Medtec para garantir o acesso ao ensino em regiões isoladas.





