25 C
Porto Velho
2 maio 2026

Família garante documentos e reconhecimento de paternidade durante a Semana “Registre-se!”

Foram cerca de 40 minutos de deslocamento da zona rural de Porto Velho até o prédio do Tudo Aqui, localizado no centro da capital. O objetivo da família era garantir, principalmente, a carteira de identidade de Rayane Almeida, de 30 anos, que tem paralisia cerebral. Eles estão entre os atendidos pela 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”.

Além dos serviços de documentação, o Poder Judiciário de Rondônia ofereceu atendimentos da Justiça Rápida Itinerante. Foi nesse espaço que a mãe de Rayane, Francilene de Almeida, recebeu uma informação que reacendeu um antigo sonho da família: o reconhecimento da paternidade socioafetiva de Rayane por Cícero, que a cria desde pequena.

“Nós viemos para tirar a identidade de toda a família e como o deslocamento é muito difícil vamos aproveitar para pegar informações sobre os outros serviços que estão disponíveis aqui. O meu marido cria ela desde pequena. Queremos garantir esse direito para ele e para ela também, colocando o nome dele na certidão de nascimento dela”, explicou Francilene.

Rayane tem paralisia cerebral em decorrência de complicações no parto, entre elas a falta de oxigênio no cérebro. Francilene tinha 20 anos na época. A foto acima mostra Rayane sorridente ao lado da mãe e do irmão, Geraldo Dantas, que também procurou o “Registre-se!” para emissão da nova carteira de identidade.

O reconhecimento da paternidade socioafetiva é o ato legal que formaliza os laços de afeto e as responsabilidades assumidas por quem exerce, de fato, o papel de pai ou mãe, mesmo sem vínculo biológico.

A foto colorida mostra família durante atendimento

Registre-se!

A Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” acontece entre os dias 12 e 16 de maio, com ações em todo o estado de Rondônia. O objetivo da mobilização é ampliar o acesso da população à documentação básica.

Durante a semana, são intensificados os atendimentos para a emissão gratuita de carteira de identidade, CPF, título de eleitor, além de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Segundo o corregedor-geral da Justiça de Rondônia, desembargador Gilberto Barbosa, a Semana “Registre-se!” é um exemplo do compromisso do Poder Judiciário com a cidadania e a dignidade humana. “A iniciativa demonstra que a Justiça vai além dos tribunais, alcançando as comunidades e, acima de tudo, transformando vidas”, destacou o magistrado.

A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, cartórios e demais instituições, com foco no combate ao sub-registro civil e na garantia de acesso aos direitos fundamentais.

Assessoria de Comunicação Institucional

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pré-candidatos do PSOL são apresentados em congresso de educação

Os pré-candidatos do PSOL em Rondônia participaram, na tarde...

Único parlamentar de RO, Confúcio vota com Lula contra golpistas

O senador Confúcio Moura foi o único representante da...

Motorista é preso com drogas escondidas em pneus em RO

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante...

Feriado do Trabalhador com previsão de chuva em RO

A previsão do tempo para esta sexta-feira (1º) na...

Pré-candidatos do PSOL intensificam agendas em RO

Os pré-candidatos ao Governo de Rondônia e ao Senado,...

Governo de RO paga servidores nesta quinta-feira (30)

O Governo de Rondônia efetuou, nesta quinta-feira (30), o...

Joice chama Flávio Bolsonaro de ladrão: “O mais corrupto dos filhos”

A ex-deputada federal Joice Hasselmann fez novas declarações públicas...

Foragido morre em confronto com a polícia em RO

Um criminoso foragido do sistema prisional, com mais de...