31 C
Porto Velho
1 maio 2026

Pimenta Bueno: Sintero mobiliza trabalhadores para caravana rumo à paralisação estadual

O Sintero Regional Apidiá, que representa os trabalhadores em educação dos municípios de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, São Felipe, Parecis e Espigão do Oeste, está mobilizado para participar da paralisação estadual que acontece no dia 25 de março, em Porto Velho, com ato público e reunião na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e governo do Estado.

De acordo com o diretor da regional, Sandro Garcia, a mobilização tem como objetivo pressionar o governo a avançar nas pautas de valorização dos servidores da educação, que incluem técnicos e professores, ativos e aposentados. “É um movimento legítimo e necessário para garantir os direitos da categoria. Vamos lutar por reajustes justos e pela correção de distorções históricas”, afirmou o dirigente.

A caravana, organizada pela Regional Apidiá, conta com 40 vagas disponíveis, e a saída está marcada para segunda-feira (24), às 21h, em Pimenta Bueno. Os interessados em participar devem entrar em contato com a secretária Paloma Jheime, pelo telefone (69) 99955-9254.

Entre as principais reivindicações da categoria, estão: Titularidade: aumento na porcentagem de incentivo para profissionais com pós-graduação, mestrado e doutorado; Auxílio-alimentação: reajuste do valor que está congelado desde 2016. A proposta do sindicato é um mínimo de R$ 1.000,00, com correção anual pelo IPCA; Auxílio-transporte: adequação do benefício conforme a jornada de trabalho de cada servidor, respeitando o Plano de Valorização 2025; Equiparação salarial dos técnicos (Níveis I e II): reivindicação por valorização equitativa, já que ambos desempenham funções semelhantes; Tabela de progressão: correção nas progressões de professores e técnicos, garantindo o cumprimento da legislação vigente; Criação de Lei Estadual: para assegurar aos técnicos educacionais o mesmo percentual de reajuste do piso do magistério.

Segundo Sandro, a paralisação contará com representações de todas as regionais do Sintero em Rondônia, reforçando a unidade e a força do movimento. “A expectativa é de que o ato em Porto Velho pressione o governo estadual a abrir diálogo efetivo e atender as demandas da categoria”, informou o dirigente da Regional Apediá.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pré-candidatos do PSOL são apresentados em congresso de educação

Os pré-candidatos do PSOL em Rondônia participaram, na tarde...

Único parlamentar de RO, Confúcio vota com Lula contra golpistas

O senador Confúcio Moura foi o único representante da...

Motorista é preso com drogas escondidas em pneus em RO

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante...

Feriado do Trabalhador com previsão de chuva em RO

A previsão do tempo para esta sexta-feira (1º) na...

Pré-candidatos do PSOL intensificam agendas em RO

Os pré-candidatos ao Governo de Rondônia e ao Senado,...

Governo de RO paga servidores nesta quinta-feira (30)

O Governo de Rondônia efetuou, nesta quinta-feira (30), o...

Joice chama Flávio Bolsonaro de ladrão: “O mais corrupto dos filhos”

A ex-deputada federal Joice Hasselmann fez novas declarações públicas...

Foragido morre em confronto com a polícia em RO

Um criminoso foragido do sistema prisional, com mais de...